Cultura Destaque Expresso

Instalado nas estações de ônibus, ‘Ler com prazer’ incentiva a leitura

Livros estão disponíveis aos interessados em diversos locais da cidade

Foto: Pixabay

A Secretaria Municipal de Cultura colocou em prática, desde o começo do mês de junho, o ‘Ler com prazer’. Então, se você estiver caminhando e encontrar um livro que parece ter sido esquecido por alguém nas estações ou terminais de ônibus, não se espante e nem saia à procura do dono. A obra que achou não está perdida e nem apareceu ali por acaso: ela é uma das publicações que integra o projeto e está disponível para a comunidade.

Passatempo cultural

O ‘Ler com prazer’ funciona assim: enquanto os usuários do transporte coletivo aguardam os ônibus nos locais onde o projeto acontece, é possível conferir diversos títulos: clássicos da literatura (de autoria nacional e internacional), variadas revistas e ainda levar os exemplares para casa. Para aderir ao projeto, o cidadão não precisa se cadastrar em local nenhum. Basta pegar o título de interesse e usufruir.

A proposta é que ao término da leitura, o livro seja devolvido em qualquer estação que tenha as estantes para que mais crianças, adolescentes, adultos e idosos possam utilizá-lo. Em outras palavras, a intenção é fazer que as obras literárias ganhem vida e possam ser encontradas por outras pessoas. O acervo conta com diversos títulos nacionais e estrangeiros, com opções de romances, contos, poesias, biografias, crônicas e gibis.

Onde encontrar

O ‘Ler com prazer’ está disponível nas estações 1, 3, 5 e 11 do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila, além dos terminais de ônibus dos bairros Planalto e Umuarama. Toda quarta-feira, os livros são repostos aos usuários, aumentando a variedade de títulos em circulação.

“O intuito fazer com que o livro atinja o maior número de cidadãos. Queremos incentivar a leitura, facilitando o acesso da população aos títulos. Muitas vezes, com a correria do dia a dia, é difícil ter tempo para ir até uma biblioteca e o projeto veio para permitir essa facilidade. Para que diversas pessoas leiam cada vez mais e que os livros sejam viajantes, não tenham dono”, conta Denise Carvalho, diretora da Biblioteca Pública Municipal.

Doações

Assim como o acervo da Biblioteca Municipal, o projeto ‘Ler com prazer’ é mantido por meio de doações. Títulos em duplicata na biblioteca são destinados aos pontos de ônibus da cidade. Revistas, livros, romances, literatura brasileira e estrangeira, gibis e, principalmente, literatura infantil podem ser entregues na praça Cícero Macedo, bairro Fundinho, das 8h15 às 18h45. A Secretaria Municipal de Cultura também recebe as doações na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600.

Leia você também!

O quê: projeto ‘Ler com prazer’

Objetivo: facilitar o acesso da população à leitura

Onde encontrar: estações 1, 3, 5 e 11 do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila + terminais dos bairros Planalto e Umuarama

 

Texto: Bárbara Menegasso / Secom PMU

Notícias relacionadas