Cidade Destaque Expresso

Acervo de mais de três mil livros é levado pelo Ônibus Biblioteca à comunidade

Hoje (26) veículo estará no Aclimação e amanhã no Jardim das Palmeiras (27)

Foto: Araípedes Luz – Secom PM

Formar cidadãos cada vez mais adeptos à prática da leitura para democratizar o conhecimento. Esse é um dos principais objetivos do Ônibus Biblioteca, projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura que leva mais de três mil livros de diversos gêneros a todos os bairros de Uberlândia. Até o final do mês, o veículo adaptado ainda passará pelo Aclimação, Jardim das Palmeiras, Liberdade e Segismundo Pereira.

O projeto foi reativado pela Secretaria Municipal de Cultura no início deste ano e já completou três décadas desde sua fundação. O veículo era, originalmente, um coletivo, passou a ser uma biblioteca itinerante, com estantes, mesa e ar condicionado.

Como funciona

Das 9h e 13h, a biblioteca móvel percorre ruas e avenidas, emprestando volumes de diversas categorias à população. A visita a cada bairro acontece quinzenalmente. O usuário tem a opção de ler no local, ocupando cadeiras que são disponibilizadas pelo projeto, ou de levar o livro para casa. A cada visita, a pessoa que tiver com livros emprestados deve devolver a obra ou renovar o empréstimo. Cada um pode pegar até três títulos por vez.

O ônibus sai da Biblioteca Municipal e, ao chegar nos bairros, toca uma mensagem sonora para avisar a comunidade. Depois se dirige para um ponto fixo e conhecido de cada bairro, onde permanece até o início da tarde.

Como se associar

Quem quiser levar os volumes para casa, deve se associar. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Menores de idade só podem se cadastrar mediante a presença dos pais ou responsáveis.

Visite a biblioteca móvel!
O quê: Ônibus Biblioteca
Quando: de 9h às 13h
Onde:
26 de julho – Aclimação
27 de julho – Jardim das Palmeiras
28 de julho – Liberdade
31 de julho – Segismundo Pereira

Texto: Renato Faria / Secom PMU

Notícias relacionadas