Cultura Destaque Expresso

Estrutura do Fundinho Festival está sendo montada na praça Clarimundo Carneiro

Equipes de som, luz e estrutura já estão no local para deixar tudo pronto para o evento que acontecerá nesta sexta (4) e sábado (5) com 12 grandes nomes do jazz e blues

Foto: Divulgação

Desde o início desta semana, equipes de som, luz e estrutura estão na praça Clarimundo Carneiro para a montagem do Fundinho Festival, evento que trará 12 atrações do jazz e do blues a Uberlândia. As apresentações acontecem nesta sexta (4) e sábado (5) e são uma realização da Moinho Cultural em parceria com a prefeitura e patrocínio do grupo Algar.

Dois palcos e iluminação especial

De acordo com Marcelo Mamede um dos idealizadores do festival e coordenador de produção, dois palcos estão sendo montados na praça. “As bandas se apresentarão alternadamente nos dois espaços e isso ajudará na pontualidade dos horários de início e término de cada um dos shows”, contou. Mamede explicou ainda que toda a estrutura do evento foi cuidadosamente pensada para receber o público e as atrações, sendo que muitas já participam dos principais festivais de jazz e blues do mundo.

O Fundinho Festival contará também com uma praça de alimentação onde o público encontrará opções variadas que serão preparadas pelos parceiros do evento. “Teremos as culinárias mineira e mexicana, peixe frito, coxinhas, hambúrgueres artesanais e até brigadeiros. Estarão presentes também cervejarias uberlandenses e teremos um bar onde serão vendidas cervejas, sucos, refrigerantes e água”, detalhou o diretor do Festival.

E para deixar a praça ainda mais charmosa, iluminação cênica irá valorizar o patrimônio histórico. “Queremos proporcionar uma experiência estética diferenciada para as pessoas de Uberlândia e região que estão se programando para prestigiar o festival”, completou Mamede.

O Fundinho Festival estima receber cerca de 2 mil pessoas por dia, muitas das quais vêm de outras cidades, como é o caso da jornalista, Thais Alves, de São José do Rio Preto (SP). “Quando fiquei sabendo do Fundinho Festival, logo me programei para ir, pois é uma oportunidade única e totalmente acessível de curtir bons shows, aos quais normalmente não temos acesso no interior paulista”, disse.

Sexta-feira (4 de agosto)

Cinco bandas se apresentarão na sexta-feira (4), primeiro dia do festival. Um dos pontos altos do espetáculo fica por conta de Nivaldo Ornelas, em um show no qual convida Toninho Horta para um tributo ao Cool Jazz. Filó Machado Sexteto é a outra atração reconhecida em todo Brasil. Hamilton Faria Quarteto, Fonograma Jazz Quarteto e Jack Will Trill convida Tim Fernandes e Naldo Luiz são outros shows que completam a lista do primeiro dia de Fundinho Festival.

Confira o cronograma do primeiro dia de festival:

18h – Hamilton Faria Quarteto (Uberlândia)
19h – Fonograma Jazz Quarteto (Uberlândia)
20h – Filó Machado Sexteto (SP)
21h – Jack Will Trill convida Tim Fernandes e Naldo Luiz (Uberlândia)
22h – Nivaldo Ornelas Quarteto (RJ) convida Toninho Horta (BH) – Tributo ao Cool Jazz

Sábado (5 de agosto)

Guitar Slim Jr. está entre os grandes nomes do Blues mundial que estará nos palcos do festival. Ele convidará Maurício Winckler – guitarrista da cidade, curador do evento e um dos maiores nomes da cena blues no Brasil -, para subir ao palco com ele. Os dois artistas já são parceiros de longa data e tocaram juntos em New Orleans por um bom tempo.

Além da atração internacional, no sábado (5), os demais shows contarão com apresentações de estilos variados como o show da banda Trítono Blues (SP). Outras atrações representam a nova e talentosa geração nacional, como a banda Hurtmold (SP) – que teve o álbum ‘Hurtmold & Paulo Santos – Curado’ indicado como um dos 20 melhores lançamentos de 2016.
Os demais nomes de peso na programação de sábado são Bina Coquet Trio, destaque mundial pela fusão de Jazz Manouche com a música brasileira; e Renato Consorte Quarteto, cuja originalidade é marcante em melodias e harmonias que misturam ritmos brasileiros, latinos e afro-cubanos com, jazz, pop e blues.

O festival também pregará pela valorização da música regional. A banda de Uberlândia MPBlues fará sua estreia em apresentações do tipo, com a proposta de mesclar o ritmo americano com a Música Popular Brasileira. Outra prata da casa neste dia é o Blues Bolts, que apresentará suas versões para clássicos do blues.

Confira o cronograma do segundo dia de festival:

16h – MPBlues (Uberlândia) – Palco Museu
17h – Blues Bolts (Uberlândia) – Palco Coreto
18h – Hurtmold (SP) – Palco Museu
19h – Renato Consorte Quarteto (SP) – Palco Coreto
20h – Trítono Blues Plays Ray Charles (SP) – Palco Museu
21h – Bina Coquet Trio (SP) – Palco Coreto
22h – Guitar Slim Jr. (EUA) convida Maurício Winckler (Brasil) – Palco Museu

Nos vemos lá!

O quê: Fundinho Festival – Jazz e Blues
Quando: sexta (04/08) pontualmente das 18h às 23h; e sábado (05/08) pontualmente das 16h às 23h.
Onde: Praça Clarimundo Carneiro, bairro Fundinho
Entrada: gratuita

Para saber mais, acesse:
fundinhofestival.com.br
fb.com/fundinhofestival
instagram.com/fundinhofestival

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas