Expresso Foco Patos de Minas Regional

Patos de Minas irá sediar o 1° Seminário de Patrimônio Histórico e Cultural

Evento faz parte da programação da 6º Jornada Mineira do Patrimônio com tema “Outros olhares sobre o patrimônio cultural”

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) e o Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc), irá realizar, nos dias 8, 9 e 10 de agosto, o 1° Seminário de Patrimônio Histórico e Cultural de Patos de Minas. O tema do evento será “Patrimônio Histórico e Cultural em perspectiva: múltiplas abordagens”.

O seminário faz parte da programação da 6º Jornada Mineira do Patrimônio, que traz o tema “Outros olhares sobre o patrimônio cultural”. O objetivo da edição de 2017 é promover a disponibilização de documentos e registros de difícil acesso, como projetos arquitetônicos, documentação fotográfica histórica, entre outros.

O primeiro dia de congresso acontecerá no Unipam, no auditório do bloco E, e começara às 19h com apresentação do grupo Moçambique da Vila Operária. Após, às 19h30, terá início a primeira de quatro palestras, com o tema “O papel do Conselho na proteção do Patrimônio Cultural” com a presidente do Condepahc, Terezinha Ilda Queiroz Pereira. Em seguida, o arquiteto e urbanista, Flávio Carsalade, irá falar sobre o “Patrimônio Cultural nos dias de hoje”. Para finalizar as palestras da noite, o museólogo, João Otávio de Oliveira, irá discorrer sobre o tema “O patrimônio escondido entre os objetos museológicos”. Logo após, haverá um pequeno debate e, em seguida, o encerramento.

Já no dia 9, o seminário muda de ambiente e acontece no Museu de Patos de Minas (MuP) Casa de Olegário Maciel. A oficina “Mecanismos de preservação do Patrimônio Cultural” começará às 8h e será ministrada pelo arquiteto, Flavio Carsalade. Logo após o intervalo do almoço, terá início às 13h, uma visita guiada à exposição “Congadas”. A visitação acontecerá até às 17h.

O terceiro e último dia do Seminário voltará a ser realizado no Unipam, no auditório do bloco E, e terá início às 19h, com a apresentação da Orquestra São Gonçalo de Música Sertaneja. Logo após, às 19h30, a promotora de justiça, Vanessa Dosualdo de Freitas, irá falar sobre o tema “O papel do Ministério Público na proteção do Patrimônio Cultural”. Já a segunda palestra será feita pelo historiador e diretor da Dimep, Geenes Alves da Silva, que abordará o tema “Leis de incentivo à Cultura e ao Patrimônio Cultural: Foco na Lei Robin Hood – ICMS”. A terceira palestra da noite terá como tema “Modelagem eletrônica do Patrimônio: ponte virtual para preservação” e será apresentada pelo arquiteto e urbanista, Alex de Castro Borges. Já a quarta e última palestra será apresentada pela arquivista, Ana Maria Lemos, que abordará o tema “Patrimônio Documental como parte do Patrimônio Cultural”. Em seguida, haverá um pequeno debate e, posteriormente, o encerramento.

Confira a programação abaixo:

Foto: Divulgação

 

Texto: Ascom Patos de Minas

Notícias relacionadas