Expresso Foco Games

BATTLEGROUNDS-MANIA

Foto: Divulgação

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra “mania” significa “Aferro a uma ideia fixa, exprime a noção de loucura ou desejo imoderado”. De tempos em tempos aparece no cenário mundial alguma mania estrondosa. Assim foi com Beatles, Atari, Playstation, Tamagoshi etc. Os games também entram nessa, vide: Super Mario, Sonic, GTAs, entre outros. Inclusive, recentemente houve uma explosão – quase nuclear – do jogo mobile Pokémon GO. Tinha gente fazendo abaixo-assinado para incluir o Brasil como participante do game. É sério isso!

Estamos na metade de 2017 e estoura uma repentina bomba no mundo dos games. E o mais incrível, um jogo independente, online, em fase de lançamento e criado por um entusiasta de jogos de combate multiplayer. Eis que surge o PlayerUnknown’s Battlegrounds – ou apenas PUBG.

Mas então, qual é o diferencial desse para outros jogos online concorrentes (como Counter-Strike GO)? Simples, você começa o jogo com nada, zero, apenas a roupa do corpo. São mais de 90 jogadores por partida, que vão sendo “despejados” de um avião militar. Cada um escolhe o local de pouso, mas é bem provável que já tenha alguma luta para localizar armas e suprimentos.

A partir daí é cada um por si e todos contra todos, em um mapa gigantesco, simulando em escala real, uma ilha de 8×8 quilômetros. Detalhe: como o mapa é muito grande, existe uma limitação de zona jogável de 5 em 5 minutos, além das zonas de bombardeios aéreos. O objetivo do jogo é ser o único sobrevivente. Morreu? Começa outra partida com mais 90 concorrentes. Lembra Jogos Vorazes, né?

Afinal, quem é o PlayerUnknown? Brendan Greene, irlandês, aficionado por jogos multiplayer, foi criador de alguns MODS para jogos como ARMA e H1Z1. Greene está desenvolvendo o jogo junto com a equipe da Bluehole, empresa não muito conhecida no Ocidente, mas com alguns lançamentos de sucesso lá no Oriente. Na verdade, Greene pode ser considerado o cara que adaptou o estilo Battle Royale – que combina os elementos de exploração e eliminação de um jogo de sobrevivência com os gameplays last man standing (LMS) – para o PC/consoles.

E os números de PlayerUnknown´s Battlegrounds são incríveis. O jogo nem teve seu lançamento oficial e já conta com mais de 6 milhões de cópias vendidas, segundo a desenvolvedora. E não fica só nisso. Já ultrapassou o gigantesco GTA V em números de jogadores simultâneos na Steam. Aliás, ele já é o terceiro da lista de games mais jogados, atrás apenas de DOTA 2 e Counter Strike – GO.

Lembrando, o game está em fase de desenvolvimento, com muitos bugs e ainda uma péssima otimização para os PCs. Já é possível jogar em pré-venda da Steam Early Access e tem previsão de lançamento para final de 2017, provavelmente no último bimestre do ano, para PCs/Windows, XboxOne e PS4.

Trailer de PlayerUnknown´s Battlegrounds

Texto: Lucas Luz
Entusiasta de Games

Notícias relacionadas