Expresso Foco Painel Política

Vereador denuncia contratação irregular de médica pela prefeitura

O vereador Adriano Zago, usou a tribuna da Câmara nessa semana para denunciar a contratação feita pela prefeitura em junho, sem processo licitatório e seletivo, de uma pediatra demitida de Curitiba após responder um processo administrativo disciplinar. Ela foi contratada para prestar serviços de consultoria em modelagem na rede de atenção à saúde.

Segundo a denúncia, o regime de trabalho estipulado para a médica e consultora é flexível. “O contrato é para sete meses e, durante esse prazo, ela trabalhará apenas cinco dias por mês. No entanto, o município pagará pelos seus serviços o valor total de R$101 mil, o que equivale ao salário de um secretário da cidade”, afirmou Zago.

Contratações anteriores – O vereador ressaltou que o prefeito Odelmo, em suas gestões anteriores, já havia feito a contratação para desempenhar os mesmos serviços. “De acordo com a lei, a pessoa que sofre a sanção de demissão administrativa fica impedida de voltar a fazer parte da administração pública pelos próximos cinco anos”.

Pedido de informação – Adriano Zago teve aprovado um pedido de informação solicitando esclarecimentos à prefeitura sobre as informações da contratação publicadas no Diário Oficial do Município e disse que se a irregularidade for confirmada, vai ingressar com uma representação no Ministério Público Estadual.

Dra Jussara pede esclarecimentos – A vereadora Jussara Matsuda, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, também pediu esclarecimentos sobre a necessidade da contratação de uma consultoria para a rede de saúde.

“Essa necessidade tem de ser explicada porque a justificativa dada pela Prefeitura está relacionada à gestão. E eu pergunto: nós não temos um gestor da Secretaria de Saúde para dirimir sobre essas questões? Por que onerar mais o município em um momento como o atual, em que ele está em crise financeira? O atual secretário já não possui uma equipe, uma secretaria, para fazer a gestão da saúde?”, afirmou.

Ela disse ainda que seu questionamento não é relacionado à qualificação da profissional contratada, mas sim o motivo da contratação. Uma vez que o secretário de Saúde é considerado um excelente gestor.

DNIT solidário à festa em Romaria – O vereador Hélio Ferraz (Baiano) esteve no Dnit de Uberlândia com os demais vereadores e conversaram com engenheiro chefe, Vinícius Rodrigues de Castro Júnior. Baiano ressaltou que o engenheiro será solidário às comemorações de Nossa Senhora da Abadia e que o órgão não irá notificar, nem destruir ou retirar nenhuma barraca de apoio no trecho da rodovia entre Uberlândia e Romaria.
“Houve um entendimento entre nós vereadores e o Dnit que as barracas de assistência fiquem mais perto da cerca das propriedades e longe do acostamento”, afirmou. Baiano disse ainda que a Polícia Rodoviária também é parceira, e que os cones foram colocados da altura do Olhos d’Água até a Usina Hidrelétrica protegendo os peregrinos que cumprem a sua fé à Nossa Senhora da Abadia.

 

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas