Cidade Destaque Expresso

Passarela na João Naves de Ávila traz segurança a pedestres e motoristas

Benefícios já puderam ser vistos nos primeiros dias de funcionamento pleno da estrutura

Foto: Araípedes Luz – Secom/PMU

Nesta segunda-feira (7), os pedestres e motoristas que passaram na avenida João Naves de Ávila, próxima à estação Shopping, já puderam sentir as melhorias provocadas no local após o funcionamento pleno da passarela Engenheiro José Ricardo Thomaz. Além do trecho estar mais dinâmico com a desinstalação do semáforo, a população alega estar mais segura para fazer a travessia da via. O equipamento foi revitalizado e começou a ser utilizado desde a manhã do último domingo (6).

Na concepção do motorista aposentado Anésio Lemes, estruturas planejadas como esta dão maior fluxo ao trânsito e propiciam cuidado aos pedestres. “É muito positivo porque elimina qualquer perigo para a população. Eu fui motorista a vida toda, sei como o trânsito melhora em locais com passarelas. Isso é ótimo para todo mundo”, opinou o usuário da estação Shopping.

A secretária Verenilda Nunes já utilizava a travessia antes mesmo de seu funcionamento pleno. “Sempre usei porque não faz sentido me arriscar na rua sendo que tem uma grande estrutura de segurança dessas. Gosto também porque com a passarela não preciso ficar esperando os carros pararem para eu atravessar”, explicou.

Foto: Araípedes Luz – Secom/PMU

Balanço positivo

O assessor municipal da Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran), Divonei Gonçalves, ressalta que o uso do equipamento foi bem recebido pela população nos dois primeiros dias. “O universo de pessoas que utilizaram a passarela da forma correta foi exponencialmente maior”, informou.

Ainda de acordo com Divonei Gonçalves, todos os usuários tendem a perceber de forma natural, com o passar dos dias, os efeitos positivos a quem utiliza o trânsito no local. “O equipamento foi construído para aumentar a própria segurança dos pedestres e motoristas, reduzindo consideravelmente os riscos de acidentes para quase oito mil pessoas por dia”, afirmou.

Além dos pedestres, 1,5 milhão de veículos que passam pelo local mensalmente terão suas viagens encurtadas pelo maior fluxo ao longo da avenida.

Orientação

Para garantir a orientação dos usuários, a Settran realiza, desde sábado (5), uma ação de divulgação para orientar os usuários sobre a utilização correta da passarela. Além de distribuir panfletos com informações sobre o uso correto da estrutura, os servidores estão tirando eventuais dúvidas de quem passa pelo local. Os agentes devem continuar o trabalho de orientação nos próximos dias.

Na última semana, a Settran também promoveu o treinamento dos nove ascensoristas que atuam nos elevadores da estrutura. Os profissionais foram preparados para auxiliar e orientar pessoas com mobilidade reduzida (deficientes físicos, idosos, gestantes e pais com crianças no colo) a utilizar o equipamento.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas