Cidade Expresso Foco

Inovações em galerias públicas fomentam exposições em Uberlândia

Objetivo é oferecer espaços adequados para exposição de obras e para conferir confortoaos artistas e visitantes

Foto: Daniel Nunes – Secom PMU

Desde o início do ano, a população de Uberlândia pôde ter contato com dezenas de exposições visuais. A infinidade de cores e detalhes presentes nas telas, peças e objetos não é somente um registro do patrimônio artístico da cidade:é uma referência a toda riqueza culturalda região e do país. E esse fomento nas artes e história acontece graças ao planejamento de revitalização e remodelação das galerias promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em 2017. Os trabalhos, iniciados em janeiro, contemplam desde a melhoria na estrutura de espaços antigos até a adaptação de novas salas para abrigar as obras.

A secretária municipal de cultura, Mônica Debs, explica que, gradativamente, os espaços culturais estão sendo reconstruídos por meio de adaptações na estrutura. As salas já foram pintadas e receberam novas lâmpadas e manutenção em vidraçaria. “Isso é importante para a categoria de artistas visuais e historiadores. Temos como objetivo recebê-los melhor, bem como atrair o público e oferecer uma estrutura adequada para as peças. É um fomento na circulação, visualização, exposição e até comercialização de algumas destas obras”, ressaltou.

Neste ano, as exposições têm sido incentivadas mediante convite da Secretaria Municipal de Cultura como reconhecimento ao legado dos artistas regionais. Para os próximos anos, a intenção é que as mostras aconteçam por meio de editais publicados para que os autores concorram ao direito de utilização dos espaços.

 

Em constante inovação

 

Foto: Marco Crepaldi – Secom PMU

Quem disse que um museu, uma galeria ou uma sala histórica deve ficar presa ao passado? É preciso inovar constantemente e se adaptar às mudanças da sociedade. É por isso que, além dos investimentos em infraestrutura, vários setores culturais do município estão em busca de novidades para os visitantes.

Um dos novos recintos disponíveis e recentemente criados para receber obras e seus admiradores é a Sala de Memórias. Trata-se de um cômodo localizado na Casa da Cultura, antes utilizado para outros fins que não a visitação.

De acordo com Valéria Cavalcantti, diretora de memória e patrimônio histórico do município, o foco é deixar o conteúdo e a estrutura ainda mais atrativos. “Chegamos a conclusão que esta sala espaçosa deveria receber exposições. Remodelamos inteiramente o local e está sendo um sucesso de visitação”,  frisou.

Atualmente, o cômodo recebe a exposição ‘Museu Visita a Casa da Cultura – No tempo do Gramofone e da Radiola’, relacionando a história do rádio com à da própria Casa da Cultura.

 

Cuidado em cada detalhe

 

Foto: Valter de Paula – Secom PMU

Outra sala que tem aprimorado a forma de expor as obras de arte é a Galeria de Arte do Mercado Municipal, atraindo mais visitantes a cada dia. No local, cada coletânea de peças tem sido pensada individualmente para realçar ainda mais seu conteúdo. “Já temos o atrativo de ser uma galeria apropriada, de dimensão ampla e iluminação adequada, sem contar que é muito bem localizada, no coração de Uberlândia. Mas nosso diferencial é que temos tido um cuidado de planejar cada exposição, deixando cada uma muito bem montada”, explicou Yone Côrrea, coordenadora do Espaço Cultural do Mercado.

Nesta sexta-feira (11), às 20h, será inaugurada no local a obra ‘Caminhos, Andanças e Tempo” da pintora Vânia Reis e Silva. O trabalho retrata, por meio de pinturas, a trajetória da artista de 91 anos. A visitação acontecerá de segunda e sexta-feira até 31 de agosto de 12h às 18h.

Foto: Divulgação

Que tal sair um pouco da mesmice e procurar novos programas, visitar locais diferentes e se deparar com um monte de exposições espalhadas pela cidade? Fique atento a algumas obras já disponíveis para visitação ou que serão abertas nos próximos dias.

 

Atrações abertas:

Braço Forte, Mão Amiga

1ª Vivência do 36º BIMtz
Até 17/08
Galeria Ido Finotti – Anexo do Centro Administrativo, avenida Anselmo Alves dos Santos

Aqui, Lá, Em Todo Lugar
Alexandre França, Aninha Duarte e Rodrigo Freitas
Até 18/08
Oficina Cultural e Museu Municipal

Exposição de longa duração – O Museu Visita à Casa da Cultura:
“No tempo do Gramofone e da Radiola”
De segunda a sexta-feira – de 12h às 18h.
Sala de Memórias – Casa da Cultura, e Museu Municipal
Visitas orientadas  – Agendar 34 3214 0068

Nossas Raízes
O mês todo

Objetos contextualizados, maquete da pequena Uberabinha, painéis e textos sobre a história de Uberlândia. Apresenta uma nova sala com o armazém do comércio, com móveis de época e objetos que eram vendidos nesses estabelecimentos entre 1930 e 1940.

Museu Municipal

Segunda a sexta

Exposição Câmara Municipal
O mês todo

História da Câmara Municipal de Uberlândia através de mobiliário, pintura “A Deusa do Progresso”, prospecção de pintura parietal e painéis com textos e imagens do antigo salão do Palácio dos Leões.

Mostra: “O Museu Visita O Teatro– O que há por detrás dos objetos”

O mês todo
Exposição de objetos do acervo do Museu Municipal no hall do Teatro Municipal de Uberlândia

Exposição ‘Patrimônio Histórico de Uberlândia

Aberta para visitação até 31 de agosto

Local: Sesi Roosevelt – Rua Ernesto Vicentini 245 8h às 18h, na Biblioteca Sesi Roosevelt – Exposição ‘Patrimônio Histórico de Uberlândia’ – até dia 31 de agosto

Próximas exposições:

Caminhos, Andanças, Tempo

Vânia Reis e Silva

Abertura: 20h

Até 31/08

Galeria de Arte do Mercado

Incluindo Arte – Solangea Carneiro –

Realização de oficinas para alunos da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (APARU)

Lançamento dia 16, às 20h

Casa da Cultura

Exposição Fotográfica(In)Dizível

Brendon Motta

Abertura: 24/09 às 20h

Até 29/09

Exposição de desenhos, gravuras e objetos: Estar Entre

Aloísio Diniz

Abertura 29/08 às 20h

Galeria Lourdes Saraiva – Oficina Cultural

Exposição: Fluidez do Sólido – Esculturas e COlages

Jocimar

Abertura: 29 às 20h

Sala Alternativa – Oficina Cultural

Outros projetos de vistiação:

Projeto de Mala e Cuia –

Mala com objetos do acervo do Museu, jogos pedagógicos, textos e outros materiais interessantes para o desenvolvimento de atividades em sala de aula que envolvam a história da cidade de Uberlândia.
Agendamento: 3214-0068

Projeto Tempo de Bordar Histórias
Realização de oficina destinada a pessoas interessadas em aprender a bordar os pontos da vovó e participar de contação de histórias.
Às quartas-feiras, das 14h às 7h
Biblioteca Pública Municipal

Projeto Revivendo a História de Uberlândia

Visitação e Palestra
De segundas às sextas-feiras – Das 9 às 11h – Biblioteca Pública
Programação especial para escolas, com agendamento prévio.
Realização: Biblioteca Pública/SMC

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas