Cultura Expresso Foco

Drama francês é a atração do Cineclube Cultura deste sábado

Filme será exibido gratuitamente a partir das 20h na Casa da Cultura

 

Foto: Divulgação

Na noite deste sábado (12), os amantes do cinema europeu tem um encontro marcado com um índio ex-combatente de guerra vivendo os reflexos da Segunda Guerra Mundial. A trama ‘Terapia Intensiva’ promete envolver os espectadores do já tradicional Cineclube Cultura, a partir das 20h, na Casa da Cultura. A entrada é gratuita.

O filme do diretor francês Arnaud Desplechin relata uma curiosa relação entre um paciente se recuperando de uma crise provocada por traumas de guerra com seu médico. A obra também desperta reflexões de ordem cultural acerca dos povos ameríndios e sua representação na sociedade.

Consequências de guerra

 Na trama, conhecemos o introvertido Jimmy Picard (Benicio Del Toro), um índio católico, ex-soldado. Após sofrer um grave acidente na Segunda Guerra Mundial, o combatente indígena é internado em um hospital militar no Kansas (EUA), com queixas de perda de audição, vertigem e cegueira temporária.

Após intensas análises e baterias de exames a todo instante, a alta cúpula do hospital fica perdida por não achar um diagnóstico lógico para a doença do protagonista. Assim, os profissionais trabalham com a hipótese de esquizofrenia.

O etnólogo e psicanalista especializado em culturas ameríndias, Georges Devereux (Mathieu Amalric), é chamado para conversar com Jimmy e confirmar o diagnóstico. Georges é um mulherengo, hiperativo e genial profissional que fará de tudo para tirar Jimmy dessa situação.

Através das conversas que evocam lembranças e traumas no paciente, nasce uma grande amizade entre esses dois homens.

Não vá perder!

Cineclube Cultura

Filme: Terapia Intensiva

Diretor: Arnaud Desplechin

Gênero: Drama

Censura: 12 anos

Onde: Casa da Cultura, praça Cel. Carneiro 89, bairro Fundinho

Entrada: gratuita

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas