Expresso Foco Games

Hideo Kojima no Brasil

Foto: Divulgação

Provavelmente você já ouviu falar desse que é um dos maiores gênios da indústria de jogos eletrônicos. Não só por ter sido considerado um dos homens mais influentes do mundo em 2015 pela The Boss List ou ser parodiado em um episódio completo da terceira temporada da série “Black Mirror”, mas também por ser um daqueles casos de perseverança que leva ao sucesso.

O que fez? Hideo Kojima começou como estagiário na gigantesca publisher Konami. No começo ficou com a fama de nunca conseguir realizar um projeto completamente, mesmo em jogos simples. Um dos motivos era que os hardwares da época não acompanhavam e não atendiam a suas exigências, principalmente nos motores gráficos e nas placas de som.

Seu primeiro trabalho publicado como diretor assistente foi o “Penguin Adventure”, um jogo em terceira pessoa para PC/MSX, que deu a Kojima novas perspectivas. Em 1986, seu projeto inicial como diretor foi nomeado como “Lost World”, mas foi cancelado pela Konami exatamente pela demora de sua conclusão.

Então, em meados de 1987, começa um projeto de desenvolvimento de um jogo de plataforma com o codinome “Intruder”. Apesar de ter sido também recusado pela Konami, Hideo usou como base para o primeiro “Metal Gear”. E, sim, a partir daí vem toda a já conhecida saga best-seller desse que foi o primeiro e inovador jogo do gênero stealth. Kojima é considerado o pioneiro na unificação da representação cinematográfica em games. Em seu currículo ainda há games como “Zone of the Enders” e “Boktai: The Sun is in Your Hand”.

Com o todo sucesso de vendas e crítica da série “Metal Gear”, Kojima se torna vice-presidente da Konami. Após longos anos de desenvolvimento da saga, Hideo começa um novo projeto de um reboot da famosa série “Silent Hill”, inclusive com participações artísticas do ator Guilhermo Del Toro.

Após brigas contratuais com a Konami, Hideo Kojima é oficialmente desligado da empresa, inclusive sendo impedido de receber a premiação da The Game Awards 2015, do “Metal Gear Solid V: The Phantom Pain”, como melhor jogo de ação. O ator Keith Sutherland, que é o dublador oficial de Snake no jogo, representou o game em seu lugar. Alguns dias após o ocorrido, Hideo Kojima apresenta o seu novo estúdio: Kojima Productions.

Atualmente, após um acordo de exclusividade de publicação com a Sony, a produtora está desenvolvendo, junto com a Guerrilla Games, o esperado “Death Stranding”, game que conta com atuações de Norman Reedus (Daryl de “Walking Dead”) e Mads Mikkelsen (vilão de “007: Casino Royale”).

Brasil Game Show: e foi anunciada a participação, nos dias 11, 12 e 13 de outubro, do mestre Hideo Kojima, pela primeira vez, na maior feira da indústria de jogos eletrônicos da América Latina. Segue um vídeo do próprio cara falando sobre isso:

 

Texto: Lucas Luz
Entusiasta de Games

Notícias relacionadas