Cidade Expresso Foco

Estação de esgoto do Cidade Jardim é ampliada

Obra está em andamento e deve ser concluída em setembro

Foto: Comunicação Dmae

Para atender à crescente demanda da zona Sul de Uberlândia, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) amplia a capacidade da Estação Elevatória de Esgoto Cidade Jardim 2, localizada na rua das Papoulas. A unidade, que hoje beneficia a 23 mil habitantes, aumentará a coleta até a conclusão dos trabalhos: 48 mil pessoas serão atendidas, com captação que passa de 38 litros para 85 litros por segundo. As estações elevatórias têm a função de receber o esgoto doméstico e, em seguida, enviá-lo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha, onde é tratado.

A obra de duplicação já está em andamento e tem previsão de finalização até o fim de setembro. Estão sendo investidos cerca de R$ 250 mil para garantir atendimento ampliado aos moradores dos bairros Cidade Jardim, Gênova, Nova Uberlândia e entorno. “Essa melhoria vai trazer maior segurança no sistema de esgotamento sanitário e, consequentemente, evitar problemas aos moradores. É uma região que cresceu muito nos últimos oito anos, por isso, a necessidade de ampliação”, disse Marcelo Costa, gerente de Tratamento de Esgoto do Dmae.

A ampliação da estação envolve a troca de cavaletes, válvulas, tubulações internas, bombas e melhorias no sistema de gradeamento. Além de revitalização na área, como muro, calçamento e pintura.

100% do esgoto tratado

Naquela região possui outra elevatória de esgoto, a Cidade Jardim 1, localizada na rua Magnólia, com capacidade para 10 mil habitantes. Em Uberlândia são 61 unidades e quatro estações de tratamento no perímetro urbano e outras quatro nos Distritos. O Dmae é responsável pela coleta esgoto de 98% das residências, sendo que todo o montante é tratado. “Os 2% restantes são referentes ao tratamento individualizado por meio de fossa séptica nas chácaras”, explicou o gerente da área.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas