Cidade Destaque Expresso

Vacinação antirrábica começa hoje (16) na zona rural

Etapa vai até dia 15 de setembro e estimativa do CCZ é vacinar 12 mil cães e gatos até o final da ação

 

Foto: Pixabay

A 33ª Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos iniciou nesta quarta-feira (16) na zona rural de Uberlândia. São sete equipes de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que visitarão propriedades, fazendas e chácaras até 15 de setembro. A expectativa do CCZ é vacinar aproximadamente 12 mil animais durante a campanha. Já a imunização na zona urbana está prevista para iniciar em 23 de setembro.

Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período. A raiva é uma doença de origem animal, perigosa para os humanos e, caso não seja possível aplicar a dose agora, basta o proprietário procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para aplicação quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lílian Vieira de Andrade, a doença é letal. “A única forma de prevenção é a vacina. Então pedimos aos donos que nos deixem entrar nas propriedades para garantirmos o sucesso desse trabalho preventivo”, disse.

Os moradores da zona rural que estiverem com dúvidas sobre a campanha ou em relação ao acesso dos agentes para garantir a vacina na propriedade também podem entrar em contato com o CCZ e verificar a previsão das visitas dos agentes de zoonoses na localidade.

Trabalho contínuo

O trabalho do Programa de Controle da Raiva é contínuo e tem 100% de acompanhamento. Permanentemente, são realizadas ações de orientação, bloqueio e monitoramento do vírus na zona urbana, além de um posto de vacinação no CCZ – resultado que deixa Uberlândia há 30 anos sem registros da doença em cães e gatos.

Fique por dentro!

O quê: 33ª Campanha de Vacinação Antirrábica

Quando: De 16 de agosto a 15 de setembro

Onde: Toda a zona rural de Uberlândia

Mais informações: (34)3213-1470 ou (34) 3213-8114

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas