Cidade Expresso Foco

Câmeras de videomonitoramento já estão sendo instaladas no Parque do Sabiá

Paralelamente, Futel, Polícia Militar e Pelotão Canil desenvolvem ações de segurança no local

Foto: Comunicação/Futel

A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) – em parceria com a Polícia Militar e o 9º Pelotão Canil -, continua a desenvolver ações de prevenção e combate dentro do Parque do Sabiá para melhorar a segurança dos usuários e garantir a proteção do patrimônio público. Os primeiros dois kits de câmeras de videomonitoramento estão em fase de implantação na pista de caminhada/corrida e, paralelamente a isso, rondas se tornaram ainda mais intensas no interior do parque. As ações têm apresentado resultados positivos, já que de acordo com relatório da polícia, nos primeiros seis meses deste ano houve uma queda de 40% no número de ocorrências em relação ao mesmo período de 2016.

Polícia presente
Frequentemente, reuniões entre PM e Futel acontecem para definir ações que reforcem o trabalho desenvolvido no local. Em pauta, sempre estão atividades que possam conferir mais tranquilidade aos usuários do parque. Uma das medidas determinantes para que os resultados sejam ainda mais aparentes é o aumentoda frequência da ronda motorizada devigilância diurna e noturna da própria fundação, principalmente nos horários de pico.

A Polícia Militar também intensificou o patrulhamento, conforme explica o diretor-geral da Futel, Silvio Soares. “Colocamos nossos agentes em motocicletas ou carro com giroflex entre às 5h e 8h e 18h às 21h, fazendo vai e vem na pista próxima à BR 050. Além disso, viaturas da PM e do Pelotão Canil também estão fazendo a ronda ostensiva em todo o parque, mas principalmente nos setores que demandam mais atenção”, destacou.

O tenente Rodrigo Cordeiro, comandante do setor 1 (Tibery) da Cia 158 da PM faz um alerta aos frequentadores do Parque do Sabiá. “Como o local é visitado por mais de cinco mil pessoas diariamente, é importante que as pessoas evitem caminhar ou correr sozinhas, principalmente à noite ou em horários de menor movimento. Os freqüentadores também devem evitar carregar celulares ou objetos de valor durante a prática de qualquer atividade física e, além disso, devem ter muita atenção com a segurança do seu veículo, não se esquecendo de fechar vidros e trancar portas. Não deixar qualquer objeto dentro do carro, que possa chamar a atenção, também é importante”, explicou.

Videomonitoramento
Os dois primeiros kits de câmeras do sistema de vídeo-monitoramento no entorno da pista de corrida/caminhada do Parque do Sabiá já estão sendo instalados. A ferramenta está em fase de implantação e é um item a mais para conferir segurança aos frequentadores do local. “Essa primeira etapa vai cobrir parte da pista no lado do Tibery e no bairro Santa Mônica. Na próxima etapa vamos instalar outros três kits, totalizando 120 câmeras dentro do Parque do Sabiá”, concluiu Silvio Soares dos Santos.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas