Cidade Destaque Expresso

Hospital Municipal realiza tarde de cuidados a mães e bebês

Roda de conversa sobre aleitamento materno e oficina de shantala fizeram parte das atividades

Foto: Cleiton Borges/SecomPmu

Em celebração ao Agosto Dourado, a equipe de profissionais do Centro de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS) da Prefeitura de Uberlândia realizou, nesta quinta-feira (18) uma tarde de cuidados para as mamães e bebês que estão no Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro.

As atividades foram voltadas para reforçar a importância do aleitamento materno com as com as pacientes que estiverem na maternidade e também para as que estão em acompanhamento das crianças atendidas na UTI neonatal da unidade. Informações sobrecampanha deste ano e sobre a temática ‘Trabalhar juntos para o bem comum’ também foram  repassadas às mamães.

Foto: Cleiton Borges/SecomPmu

Além da apresentação sobre as práticas integrativas em saúde, ministrada pela coordenadora do CRPICS, Wilma Nunes. Depois, o médico acupunturista do centro de referência fez uma roda de conversa sobre equilíbrio emocional e aleitamento materno.

Depois, as pacientes participam de uma oficina de shantala (massagem de origem indiana feita nos bebês e que traz inúmeros benefícios).Segundo a terapeuta do CRPICS, Sílvia Fagundes, a massagem é para os bebês, mas as mamães também ganham com a prática. “A shantala alivia as cólicas, melhora o sistema imunológico e o sono, acalma, auxilia no desenvolvimento, entre outros. São benefícios para os bebês, mas que também ajudam na nova rotina da mãe, principalmente no momento do aleitamento”, explicou.

Foto: Cleiton Borges/SecomPmu

A dona de casa Adriele de Jesus gostou da oficina e garantiu que vai aplicar a massagem na pequena Rebeca assim que ela completar dois meses – idade mínima para o início da shantala. “Nunca tinha ouvido falar nessa técnica e achei muito interessante porque ela é importante para o bebê e para nós também. Só de aliviar a cólica, deixar o neném mais calmo, já é um ganho para nós”, comemorou.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas