Cidade Expresso Foco

Prefeitura dá início ao programa ‘VivaCidade’ em Tapuirama neste sábado (19)

Ação terá eventos mensais para estimular o desenvolvimento econômico e social de Uberlândia e dos distritos

Foto: Divulgação

Fomentar a interação entre Uberlândia e seus quatro distritos é um dos eixos fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do município. E é focado neste objetivo que a Prefeitura de Uberlândia dá início, neste sábado (19), ao programa ‘VivaCidade – Uberlândia em Movimento’, que pretende convergir ações da gestão municipal em eventos programados para ocorrer mensalmente, de forma permanente, nos distritos e também na cidade. O primeiro local a ser contemplado pelo projeto será Tapuirama, que contará com atividades diversas para a população das 9h às 19h30.

O ‘VivaCidade foi idealizado e estruturado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) em parceria com a Secretaria Municipal Agropecuária Abastecimento e Distritos para gerar qualidade de vida aos cidadãos, ampliando o sentimento de pertencimento e orgulho de ser uberlandense, além de incentivar a geração de emprego e renda com a valorização da produção e dos serviços locais.

Para que isso seja possível, o programa vai fomentar o chamado turismo de experiência, gerando sensações que só produtos e costumes locais podem oferecer aos visitantes. Neste sentido, a proposta é oportunizar a interação entre produtores e prestadores de serviços destes locais, que serão capacitados e, consequentemente, mais valorizados.

Na prática, a ideia será mostrar e estimular o que há de melhor em Uberlândia, como o artesanato e gastronomia, por exemplo. Todas as demais secretarias e autarquias do Executivo municipal apoiarão a ação neste sentido.


Desenvolvimento local

 O ‘VivaCidade’, segundo o prefeito Odelmo Leão, será uma ferramenta importante para  impulsionar o desenvolvimento social e econômico de Uberlândia e os distritos. “Queremos proporcionar o crescimento das mais diversas atividades em todos os cantos da cidade. Serão eventos com ações de integração, conscientização e capacitação que irão beneficiar a população e que também estimularão a economia desses locais por meio da valorização do que é nosso, do que é feito por nossa gente”, disse. Para fornecer uma gama de capacitações aos moradores, a prefeitura já articula parcerias com entidades civis e outras organizações que queriam ajudar.


Em Tapuirama

Na programação elaborada para início dos trabalhos do programa em Tapuirama, está prevista a entrega à população do poliesportivo do local – revitalizado durante a última semana pelo programa ‘Poli em Ação’ da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). A Caravana da Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, também estará presente com conscientização sobre os perigos das drogas e do álcool. Atividades esportivas, teatro, música, dança e gincanas serão realizadas gratuitamente neste período.

À tarde, o ‘VivaCidade’ ficará concentrado na praça da igreja Nossa Senhora da Abadia com o objetivo de incentivar a interação entre locais e visitantes. Diversas programações culturais no Palco Móvel da Secretaria Municipal de Cultura estão previstas, bem com uma variedade de opções de gastronomia urbana. Após passar por Tapuirama, o programa também chegará aos distritos de Miraporanga, Martinésia e Cruzeiro dos Peixotos, bem como na zona urbana de Uberlândia.


‘VivaCidade – Uberlândia em Movimento’

O que é: programa para integrar Uberlândia e os distritos de Tapuirama, Miraporanga, Martinésia e Cruzeiro dos Peixotos
Como: eventos mensais com atividades esportivas, culturais, sociais, de conscientização, de capacitação e de fomento econômico
Para quem: toda a população

Participe do ‘VivaCidade’ em Tapuirama!

– 19 de agosto (sábado)
– Das 9h às 12h, no poliesportivo de Tapuirama: ‘Poli em Ação’ e ‘Caravana de prevenção às drogas’, com gincanas, torneio de futebol de campo, dança de rua, mostra de grafitti, mesa lúdica, pintura de rosto e diversas outras atividades.
– Das 13h às 19h30, na praça da igreja de Tapuirama: shows musicais, capoeira, recital de poesia e apresentações culturais com talentos locais e regionais.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas