Cidade Destaque Expresso

Arquivo Público de Uberlândia ganha nova estrutura

Local foi transferido para imóvel no Custódio Pereira e garante mais conforto a visitantes e pesquisadores

Foto: Araípedes Luz – Secom PMU

Milhares de fotografias, documentos e mídias que retratam a história de Uberlândia ganharam uma nova sede nesta semana, com estrutura ampla e adequada de armazenamento. O novo galpão do Arquivo Público Municipal, localizado no bairro Custódio Pereira, além de estender a vida útil do acervo, foi planejado para atender estudantes, pesquisadores e demais cidadãos de forma muito mais confortável.

A nova construção contempla uma área de 1.345 metros quadrados para abrigar os milhares de documentos, jornais e as mais de 23 mil imagens de diferentes épocas do município. No espaço, estão reservadas áreas específicas para a consulta de materiais e mesas apropriadas para facilitar as pesquisas. No local, também há ventilação e iluminação propícias para garantir a conservação do conteúdo do arquivo.

No espaço, foi destinada ainda uma área com cadeiras e televisor para a execução do projeto ‘Escola e Sociedade’, no qual alunos de diferentes escolas assistem vídeos e palestras ministradas pela equipe do Arquivo.

Conforme a administradora do Arquivo, Carla de Oliveira Rezende, a mudança era um desejo da Secretaria Municipal de Cultura para atender melhor a população e valorizar ainda mais a narrativa viva da cidade. “Este acervo conta a nossa história e sua importância é inestimável. Sem ele, perderíamos as nossas origens. Um povo sem história é um povo sem identidade”, explicou.

 Cuidado especial

Foto: Araípedes Luz – Secom PMU

Toda a organização do acervo fica por conta de uma equipe especializada em documentação, com profissionais como historiadores e técnicos capacitados para lidar diariamente com o material.

E é por esse cuidado que a mudança (que aconteceu na primeira quinzena de agosto) precisou ser extremamente criteriosa, respeitando a forma correta de transporte do acervo completo. Tudo para evitar danos às imagens, documentos e mídias do Arquivo Público. Carla explica que durante a mudança, o material transportado de um prédio a outro foi suficiente para encher 12 caminhões e tudo precisou ser feito com muito zelo.

 Antigo espaço

 O espaço antigo, localizado na rua Natal, bairro Brasil, possui 640 metros quadrados de área e já era pequeno para acondicionar a documentação e o número de visitantes. Na sede anterior, segue funcionando o Centro de Documentação Municipal, focado em armazenar documentos internos e temporários da Secretaria Municipal de Administração.

Já no Arquivo Público, todo o material tem caráter permanente e é disponibilizado para consulta de qualquer cidadão. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h15. Para visitas de grandes grupos ou visando atividades específicas, é necessário agendamento.

Espaço de documentação

O Arquivo Público foi criado no ano de 1986, com a finalidade de armazenar e preservar a documentação pública produzida pela Prefeitura e Câmara Municipal de Uberlândia. Além desta documentação, mantém sob sua custódia, importantes coleções constituídas por documentos iconográficos, cartográficos, manuscritos, jornais, fotografias e revistas sobre a cidade, provenientes de instituições ou de particulares.

Visite o novo espaço!

Mudança de endereço do Arquivo Público

Novo local: Rua: Ceará, número 3105, bairro Custódio Pereira

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h15

Para mais informações: (34) 3232-9022 / (34) 3232-474

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas