Cidade Destaque Expresso

Prefeitura intensifica limpeza de ruas, praças e bueiros em Uberlândia

Em 2017, já foram limpas mais de 11 mil bocas de lobo e recolhidas 50 mil toneladas de entulho

Foto: Araípedes Luz – Secom PMU

Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, por meio do programa Cidade Limpa, tem intensificado o trabalho de desobstrução de bueiros, de varrição dos locais públicos e de recolhimento de entulhos. Como fruto dessa força-tarefa, já foram recolhidos das ruas do município quase 50 mil toneladas de entulho e 7.515 toneladas de massa verde (folhas e galhos). E antes mesmo da chegada do período chuvoso, a prefeitura realiza um trabalho preventivo para evitar alagamentos.

Atualmente, as equipes da Prefeitura percorrem todas as regiões do município para a execução do serviço. Apenas de julho pra cá, já foram limpos 2.215 bueiros, o que dá uma média aproximada de 150 bocas de lobo limpas por dia. Nesta semana, os trabalhos se concentram nos bueiros do bairro Saraiva. No total, desde janeiro, mais de 11 mil bocas de lobo foram limpas pelas equipes da secretaria.

Conforme Mário Faria, assessor da Secretaria de Meio Ambiente, apesar do trabalho incessante dos agentes sanitários, é necessária a colaboração da sociedade para a manutenção da limpeza dos bueiros. Ele lembra que um dos benefícios trazidos pela desobstrução é um sistema de drenagem funcionando em sua capacidade máxima. “As bocas de lobo são de grande importância, pois coletam a água pluvial, evitam o escoamento superficial e direcionam o fluxo da água para as galerias. Apesar disso, nossa equipe encontra vários tipos de objetos descartados irregularmente dentro das bocas de lobo. Daí a necessidade da parceria dos cidadãos para nos ajudar a manter os bueiros totalmente eficientes durantes as chuvas”, explicou.

Foto: Araípedes Luz – Secom PMU

Varrição e coleta são feitas diariamente

 Mário Faria também explica que a varrição é outro aspecto importante, sobretudo, nesta época do ano, no qual há maior índice de poeira e constante queda de folhas das árvores. Neste segundo semestre, já foram coletadas mais de mil toneladas de massa verde de diferentes pontos do município.

Outro ponto encontrado diariamente pela equipe de limpeza do município são os constantes materiais descartados irregularmente em terrenos e áreas públicas de Uberlândia. Em julho e agosto, foram registradas e retiradas quase 12 toneladas de entulho destas áreas.

Para esse tipo de descarte, o assessor de meio ambiente orienta a população a sempre fazer uso dos 13 Ecopontos espalhados pelo município. Nestes locais, são autorizados o descarte de tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, concreto, tubos, plásticos, papeis, metais, vidros, madeiras, entre outros (para saber mais, clique aqui).

Podas e supressões de árvores reduzem quedas e aumentam segurança

 Junto às ações de limpeza diária, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico faz a revitalização de praças e podas de árvores de diversos espaços públicos da cidade, para evitar quedas de folhas e árvores.  Nesta quinta-feira (17), por exemplo, após vistoria técnica, foi feita a supressão de uma árvore com risco de queda na praça Adalberto Rodrigues Cunha, no bairro Martins. Após a retirada, o espaço poderá ser utilizado de forma mais segura para práticas recreativas e esportivas.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas