Cidade Destaque Expresso

Momento Cívico promove conscientização de crianças das Emeis

Hinos Nacional e Municipal são executados semanalmente nas unidades de ensino de Uberlândia

Foto: Araípedes Luz – Secom PMU

Quem for a qualquer Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) de Uberlândia poderá ver, em algum momento, dezenas de crianças reunidas no intuito de celebrar com respeito e carinho a cidade e a pátria. O Momento Cívico, que está presente em todas as unidades do Município, promove a execução dos Hinos Nacional e de Uberlândia para ensinar aos alunos a importância de valorizar suas próprias raízes.

Participação especial

Semanalmente, a Emei Zacarias Pereira da Silva, no bairro Santa Mônica, promove o Momento Cívico. Só que na manhã desta segunda-feira (21), além da tradicional reverência à Bandeira Nacional, as crianças puderam contemplar a execução dos Hinos da cidade e do país pela Banda Municipal de Uberlândia. Cerca de 30 músicos, dotados de flautas, trompetes e saxofones, participaram da apresentação, que também incluiu músicas de repertório infantil.

A diretora da unidade conta que a ideia de levar a banda para a execução ao vivo dos hinos nacional e municipal tem objetivo de atrair ainda mais a atenção dos alunos para a importância desse tipo de simbologia. “É um ensinamento de valorização da pátria. Isso contribui até mesmo para a compreensão de companheirismo e amizade. É legal ver que mesmo os mais novinhos já se envolvem, cantando e ajudando a segurar a bandeira”, contou.

A atividade especial na escola fez parte da Semana Nacional de Educação Infantil. De acordo com maestro da Banda Municipal de Uberlândia, Joeber Silva, esta ação deve ser reproduzida ao longo da semana em outras unidades. O regente reitera a satisfação que tem ao realizar esse trabalho. “É gratificante para nós, pois sentimos que estamos contribuindo para a formação das crianças. Elas são o público mais honesto que existe. Vê-las cantando o hino desta forma é algo que não tem preço”, explicou.

Foto: Araípedes Luz – Secom PMU

Rotina nas escolas

Uberlândia é uma das cidades referências pelo respeito à Lei Federal 12.031 que torna obrigatória a execução do Hino Nacional nas escolas de educação infantil. Na Emei do bairro Luizote de Freitas, por exemplo, a atividade tornou-se tão querida pelas crianças que passou a ser realizada três vezes por semana, na entrada dos estudantes em cada turno.

De acordo com a diretora da unidade, Silésia Versiana Magalhães, o Momento Cívico tornou-se parte da rotina da escola. “As crianças já chegam e vão direto para o lugar do Hino. Mesmo quando não ligamos as caixas de som, elas cantam e se manifestam. Isso faz com elas aprendam a ser mais tranquilas e disciplinadas no seu dia a dia. Até os pais gostam de ficar para ver a execução”, disse.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas