Estilo de Vida

Apresentações

Foto: Bruna Barcelos

 

Apresentações são um assunto polêmico. Quando alguém me questiona, peço que nesse quesito a pessoa utilize sempre o “bom senso”, pois depende muito de onde você está (ambiente) e de quem é seu contato (intimidade). Diante dessa situação, vamos às regras básicas a serem levadas em consideração quando o assunto é cumprimentos:

1- Uma regra é clara: os homens sempre devem cumprimentar as mulheres! E um detalhe: eles devem se levantar, caso estejam sentados, para cumprimentar a mulher, SEMPRE. Um exemplo clássico de falta de etiqueta é quando, em bares e restaurantes, os homens, na sua grande maioria, não fazem mais questão de se levantar para cumprimentar uma mulher. Isso se tornou uma obrigação ou simplesmente uma falta de delicadeza. E nesse ponto, grande parte da culpa é das mulheres “modernas”, que acham que essas delicadezas não são mais necessárias. Por isso, mulheres, vamos todas começar a ensinar novamente regrinhas de boa educação para os homens próximos a vocês.

2- Quem chega sempre é quem cumprimenta, ou seja, sempre que você chegar em um ambiente, seja ele social ou profissional, é você quem deve cumprimentar. Ah, e não vale aquela frase horrorosa: “Boa noite a todos, por atacado”!!! Não há nada mais indelicado que isso. Claro que você não precisa sair pegando na mão de todo mundo como se fosse político, mas olhar nos olhos e dizer pelo menos um boa-noite ou um bom-dia é muito delicado.

3- Pegar nas mãos: também não é necessário pegar nas mãos de todas as pessoas que você encontra, até porque tem gente que não gosta de contatos e isso deve ser respeitado. Mulheres, sempre deixem que os homens estendam as mãos primeiro, caso contrário, só o cumprimento de longe basta.

4- Outra pergunta é: devo cumprimentar com beijinho, ou não? Digo sempre que beijo é uma questão muito íntima, ou seja, você só dá beijinhos em quem está muito próximo a você. Em ambiente de trabalho isso deve ser evitado. Claro que depois de certo tempo dentro de uma empresa você acaba criando vínculos, porém, o bom senso mais uma vez deve prevalecer.

5- A pergunta seguinte é: “Quando vou cumprimentar com beijo, quantos devo dar? Um, dois ou três?”. A resposta é bem clara. Depende!!!! Depende de uma série de fatores como, por exemplo, o cultural. Em São Paulo e Minas Gerais as pessoas costumam dar dois beijos, já no Rio as pessoas costumam dar três. Nas cidades pequenas, principalmente os mais velhos gostam de dar três e ainda têm a famosa frase: “Três pra casar”.

6- E para finalizar: a regra de cumprimentos é bem simples. Sinta o seu ambiente, veja e perceba a cultura do local onde você está e tudo seguirá tranquilamente.

Texto: Bruna Barcelos
Consultora comportamental
www.brunabarcelos.com.br

Notícias relacionadas