Cultura Destaque Expresso

Para facilitar parcerias, Prefeitura realiza cadastros de artistas da cidade

Objetivo é estreitar relacionamento entre fomentadores de arte e Secretaria Municipal de Cultura

 

Foto: Pixabay

A Secretaria Municipal de Cultura quer conhecer melhor todos aqueles que contribuem com o cenário artístico da cidade, no intuito de facilitar a comunicação entre poder público e os fomentadores da arte na região. Para isso, foi lançado nesta quarta-feira (23) o Cadastro de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura. A iniciativa consiste em um banco de dados digital que visa promover parcerias entre a administração municipal e todos os profissionais de pintura, teatro, dança, música, artesanato, circo, entre outras áreas.

Para participar, o artista deverá preencher um formulário disponível no portal da prefeitura. No documento, ele informará o ramo de sua atuação e a função que executa. Por exemplo, se o artista informar que trabalha diretamente com música, ele especificará se é cantor, músico, instrumentista, intérprete ou demais funções relacionadas.

Cada formulário preenchido será armazenado de acordo com esta área de atuação do artista, produtor ou coletivo cultural. Com estas e outras informações fornecidas pelos artistas, a Secretaria Municipal de Cultura conhecerá melhor quem faz a arte na cidade. Na prática, este detalhado banco de dados fornecerá recursos para tornar mais fácil e eficiente o planejamento de projetos culturais em Uberlândia.

Mais voz aos artistas municipais

A secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, explica que a ideia do cadastro é levar um benefício ao artista, no sentido de estreitar as relações. “Queremos conhecê-lo e dialogar mais com ele. Isso vai nos ajudar a pensar ações voltadas para a sua realidade e, até mesmo, o indicar para eventuais demandas que chegam até nós”, explicou.

O cadastro busca atender aos princípios da oportunidade, conveniência, legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade, isonomia e economicidade. A maior proposta é valorizar, acima de tudo, a fomentação da cultura local.

Todos os dados preenchidos serão de total responsabilidade do cadastrado. Todas as informações fornecidas terão caráter sigiloso ao público, sendo disponível exclusivamente à Secretaria.

Fique ligado!

O quê: Cadastro de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura
Quem deve fazer: artistas, produtores ou coletivos culturais, de diferentes ramos artísticos
Onde fazer: aqui
Objetivo: estreitar as relações entre Secretaria Municipal de Cultura e fomentadores da arte no município

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas