Cidade Destaque Expresso

Trabalhadores do Sistema de Transporte de Uberlândia paralisam atividades

Foto: Marco Crepaldi/Secom-PMU

Cerca de 20% da frota de ônibus do SIT (Sistema Integrado de Transporte de Uberlândia está paralisada desde as 4h da manhã desta quarta-feira (23), segundo o Sinttrurb (Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Uberlândia). A paralisação é por tempo indeterminado. Os profissionais reivindicam a manutenção da categoria de cobrador de ônibus na frota da cidade. O Sindicato informou que está atendendo uma liminar que garante 70% da frota em funcionamento. A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Uberlândia, mas não obteve retorno até a publicação dessa matéria.

o presidente do Sinttrurb, Marcio Dúlio de Oliveira, afirmou que cerca de 200 profissionais estão concentrados no Terminal Central na manhã desta quarta-feira (23), e desde março a profissão de cobrador tem sofrido risco de extinção com o acúmulo de funções pelos motoristas.

As 11h haverá uma audiência na Justiça do Trabalho com representantes do sindicato e da prefeitura sobre o assunto. A manutenção dos cobradores na frota de ônibus foi tema de uma audiência pública em junho promovida pelo vereador Silésio Miranda. Também no início de março, cobradores e motoristas estiveram no plenário da Câmara para solicitar a manutenção do emprego da categoria. Na ocasião o Sinttrurb apresentou um indicativo de projeto no Legislativo reivindicando a manutenção da função de cobrador no transporte urbano da cidade. O indicativo contou com apoio de 21 dos 27 vereadores.

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas