Cidade Expresso Foco

‘Ação Saúde’ promove dia de cuidados ao público da Ceasa

Iniciativa busca garantir melhoria de qualidade de vida aos profissionais que atuam na Central e ao público do local

Foto: Divulgação/SecomPmu

Nesta quinta-feira (24), profissionais e pessoas que vão diariamente ao Ceasa de Uberlândia receberam um dia de cuidados especiais. Isso porque a primeira edição do ‘Ação Saúde’ levou serviços como vacinação, aferição de pressão, testes de diabetes, HIV, hepatite e sífilis, além de informações sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, cuidados com animais peçonhentos, nutrição e saúde do trabalhador ao pátio do local. Por dia, mais de seis mil pessoas passam pela Central de Abastecimento.

O produtor rural e comerciante Eliselmo Aparecido Souza fez questão de marcar presença nos pontos de atendimento. Para ele, essas ações facilitam e muito a vida do homem do campo. “Trabalhamos o dia inteiro e às vezes não temos prazo para ir às unidades de saúde. Hoje aferi minha pressão, atualizei meu cartão de vacina e agora vou fazer o teste de diabetes. Isso aqui facilitou muito para nós”, comentou.

O ‘Ação Saúde’ foi idealizado para viabilizar a promoção e prevenção em saúde em locais de grande circulação. A escolha da Ceasa nessa primeira edição, segundo José Luiz Calixto Pereira, coordenador de Educação Permanente, foi para incluir mais saúde à rotina do produtor rural e, principalmente, dos homens, que ainda têm a cultura de não ir ao médico. “O público na central é majoritariamente masculino, então, além de ofertar os serviços, estamos simbolizando a importância do cuidado, de procurar um profissional e cuidar melhor da saúde. Nesse sentido que a ação foi pensada”, explicou José Luiz.

Ainda segundo o coordenador, a proposta é levar o ‘Ação Saúde’ em outros segmentos da sociedade para que mais pessoas se conscientizem da importância do cuidado, garantindo melhor qualidade de vida e bem-estar.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas