Cidade Destaque Expresso

Exército comemora dia do Soldado em Uberlândia

Foto: Leonardo Leal

O dia do Soldado foi comemorado pelo 36º BIMTz (Batalhão de Infantaria Motorizado) na manhã desta sexta-feira (25). A data é uma referência ao patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias. Na celebração, 256 militares fizeram o compromisso à bandeira e o comandante do 36º Bimtz, tenente-coronel Marcus Vinícius Gomes Bonifácio, foi homenageado com uma medalha por seus 30 anos de serviços prestados à instituição.

O coronel Marcus Vinicius destacou a comemoração pelo Exército do aniversário de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias e o compromisso máximo feito pelo soldado de defender a pátria com o sacrifício da própria vida. “É um juramento perante a bandeira, mas principalmente perante seus familiares. Um compromisso que ele faz de vida, e isso só é possível com os valores que são incutidos diuturnamente ao jovem soldado que presta serviço militar obrigatório”, afirmou.

Foto: Leonardo Leal

Homenagem
Em relação a homenagem recebida pelos 30 anos de serviços prestados ao Exército, o comandante destacou o trabalho com os jovens. “Uma longa jornada, comecei muito cedo com 16 anos de idade, ao longo desse período pude conhecer muito o Brasil, vivenciar a sua realidade que é bastante diversa e procurar incutir os valores do nosso Exército para os jovens. Esse foi o principal trabalho que tenho realizado ao longo desses 30 anos”, disse.

O tenente coronel Marcus Vinícius começou a carreira em 1987 na Escola Preparatória de Cadetes em Belo Horizonte. Além da capital mineira, ele serviu no Rio de Janeiro por cerca de 10 anos, também em Campinas, Brasilia, Cruzeiro do Sul no Estado do Acre. “Foram muitas as guarnições em que tive a oportunidade de servir e conhecer um pouco mais e, agora, fechando o ciclo com chave de ouro, comandando o 36º BIMTz aqui em Uberlândia”, afirmou.

Operações
Entre as ações que o 36º BIMTz participa estão missão de Paz no Haiti, missão de pacificação do Complexo da Maré no Rio de janeiro e a operação Treme Serrado, realizada pelo Comando Militar do Planalto que envolve as unidades do Triângulo Mineiro, dos Estados de Tocantins, Goiás e do Distrito Federal. Ela é realizada no final do ano no Campo de Instrução de Formosa (GO) que fica a 60km de distância do Distrito Federal. Com previsão de participação de cerca de 2 mil homens, a operação é o coroamento do adestramento do ano de 2017 dos militares.

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas