Expresso Foco Segurança

UFU inicia processo de instalação de câmeras de segurança

Mapeamento dos locais começa na semana que vem nos campi de Uberlândia, Monte Carmelo e Pontal

Foto: Divulgação

Na próxima semana começa o processo de instalação das 200 câmeras de segurança nos campi de Uberlândia, Monte Carmelo e Pontal da Universidade Federal Uberlândia (UFU). A medida faz parte de um grupo de ações para aumentar a segurança – entre ela, o atendimento via WhatsApp para receber denúncias da comunidade acadêmica, lançado em junho.

Na segunda-feira (28/8), será feito o mapeamento dos locais de instalação das câmeras nos campi de Uberlândia. Na terça (29/8), será a vez do Campus Pontal e quarta-feira (30/8) o trabalho será realizado em Monte Carmelo. De acordo com o diretor de Logística da UFU, Flávio Martins de Freitas, a empresa que ganhou o processo de licitação já fez uma visita técnica para avaliar alguns locais junto com a Divisão de Vigilância e Segurança Patrimonial da UFU (Divig).

Vista aérea do Campus Santa Mônica, onde também serão instaladas as câmeras de segurança.

Freitas explica que as câmeras serão colocadas em áreas que possibilitem maior visibilidade de área e estarão presentes em todos os blocos. “No 3Q, 5R e 5O do Campus Santa Mônica serão instaladas nos corredores porque são locais com grande circulação de pessoas. Nos outros blocos, elas serão externas”. Além disso, as áreas da Reitoria, Bibliotecas e Restaurantes Universitários (RUs) também serão monitoradas pelas câmeras.

A empresa também será responsável pelo monitoramento 24h dessas câmeras. O diretor esclarece que, ao serem observadas atitudes suspeitas, os vigilantes serão acionados para o local.

Atendimento via WhatsApp

Desde junho deste ano, a comunidade acadêmica conta com um número de WhatsApp da Divig para receber denúncias. O foco do recurso são solicitações urgentes, que podem ser feitas todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7h às 23h, pelo número (34) 9 9996-4597. O recurso é somente para mensagens de texto ou voz e não recebe ligações.

Ao todo, já foram realizados 57 atendimentos. Apesar da base de atendimento estar localizada no Campus Santa Mônica, o serviço abrange também os campi Umuarama, Glória e Educação Física. Assim que a mensagem é recebida, o servidor responsável entra em contato com algum vigilante que está no campus onde a denúncia foi feita e, se necessário, ele vai até o local da ocorrência.

 

Texto: Comunicação UFU

Notícias relacionadas

1 comentário

  1. 200 câmeras ? que tal 2000 + exercito, aeronáutica e marinha ?

Comments are closed.