Comportamento Destaque Expresso

Por que nada na minha vida dá certo?

Foto: Divulgação

É certo que você já se perguntou isso em algum momento da vida e talvez ainda esteja procurando a resposta. Se já encontrou e conseguiu superar, ótimo. Se não, o texto a seguir pode te ajudar a encontrar o caminho.

Se você já buscou uma resposta razoável para a pergunta acima, com certeza vai achar alguns pontos que deram certo e outros que a partir de outro ponto de vista também foram positivos.

A questão é identificar se essa pergunta não tem sido repetida assim, dessa forma, mas sim como um mantra, num formato de afirmação, fazendo com que você acredite que realmente não conseguirá nada em sua vida.

Preste atenção, porque se isso está ocorrendo é porque você pode ter criado uma crença limitante, ou seja, algo que você tomou como verdadeiro e que é somente uma generalização. Mas, ao dar muita importância, não se permite encontrar uma nova solução.

Existe certa dificuldade em encontrarmos e superarmos uma crença que nos limita, já que em muitos casos ela nasceu na nossa infância e nos acompanha durante muitos e muitos anos. É bem capaz que inclusive tenha moldado parte da sua realidade e de quem você é hoje.

E agora você descobre que algo te limitou a crescer, mas ainda não sabe muito bem o que é, nem tem a resposta ou mesmo a capacidade de identificar a qual comportamento essa crença está ligada e até por onde começar a mudança.

Ao perceber que existe essa crença, o primeiro sentimento é realmente de negação e de se afastar desse entendimento, já que é algo que te causa alguma dor; é natural. Olhar para dentro de si e encontrar a causa dos nossos problemas é uma tarefa que existe muito autoconhecimento e geralmente é feita com a ajuda de um profissional.

Entretanto, mais e mais pessoas têm buscado apoio para superar essas crenças e mudar os seus comportamentos que atrapalham tanto o lado profissional, pessoal, como o familiar.

Nos últimos anos temos visto diversos artigos e estudos em revistas e na televisão os quais mostram que o autoconhecimento é um fator fundamental para se atingir o sucesso profissional e a felicidade.

Além disso, para aqueles que são Pais e Mães existe um estímulo extra ao saber que a mudança de crenças limitantes para estimulantes, ou potencializadoras, pode interferir diretamente no relacionamento com seus filhos.

Essa mudança tem feito uma diferença enorme nessa relação, já que “problemas” do passado que acompanham uma família por gerações podem ser alterados por pais e mães e assim é possível construir uma maior relação de conexão e carinho com os filhos.

Então, quais crenças te limitam?

Texto: Leonardo Veloso
Especialista na relação entre Pais e Filhos
Autor do blog www.depaiprapais.com.br

 

Notícias relacionadas