Prestes a completar 129 anos, Uberlândia é considerada polo de atração de empresas, cidade acolhedora e com economia pujante. Mas até que ponto estas impressões são amparadas na realidade?

O Painel de Informações Municipais de Uberlândia lançado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projeto Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (CEPES/UFU) contribui para encontrar algumas respostas. A edição lançada em comemoração ao aniversário da cidade está disponível para consulta eletrônica.
O estudo é fundamentado em dados oficiais disponibilizados por instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
Caminhos para a formação do Painel de Uberlândia
A publicação traz a análise do desempenho de Uberlândia em cinco vertentes:
- Migração;
- Estrutura de Produção;
- Mercado de Trabalho;
- Pesquisa de Preços;
- Finanças Municipais.
Além de apresentar números atualizados, o Painel faz um resgate histórico, realiza estudos comparativos (em relação à situação regional, estadual e nacional) e abre caminho para outros estudos.
A publicação, assinada pelos pesquisadores do CEPES, pode ser utilizada como referência para pesquisas acadêmicas ou até mesmo como instrumento de planejamento por instituições públicas ou privadas.
Esta é a sétima edição do Painel de Informações Municipais de Uberlândia. A primeira publicação foi em 2003. Para consultar todas as edições acesse o Portal do CEPES.
Texto: Comunicação UFU