Cidade Destaque Expresso

Atividades gratuitas da Transitolândia serão retomadas no dia em que Uberlândia faz aniversário

Espaço no Parque do Sabiá foi revitalizado pela prefeitura; projeto voltará a levar informações sobre trânsito de um jeito lúdico a crianças de Uberlândia

Foto: Secom PMU

Em comemoração aos 129 anos da cidade, nesta quinta-feira (31), a Prefeitura de Uberlândia retoma as atividades da Transitolândia no Parque do Sabiá a partir das 10h. O espaço – que foi implantado ainda durante o primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão (2005-2009) para orientar e preparar crianças sobre as regras de trânsito – foi revitalizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) nos últimos meses e, agora, está pronto para voltar a atender a comunidade.

Incentivo à educação para o trânsito

Para que a Transitolândia voltasse a receber a garotada adequadamente, por exemplo, o Município recuperou todos os vidros quebrados do Centro de Educação do espaço, bem como reforçou as sinalizações da pista de lições práticas. Cerca de 40 bicicletas também foram reparadas para que voltassem a ter condições de uso durante as ações desenvolvidas junto às crianças de 5 a 12 anos.

“Retomar o funcionamento da Transitolândia para benefício da população era uma das nossas prioridades, uma vez que educação das crianças no trânsito também é uma das ferramentas para formar cidadãos comprometidos e mais conscientes”, explicou o prefeito Odelmo Leão. A Transitolândia é um projeto coordenado pelo Núcleo de Educação para Mobilidade Urbana e Cidadania da Settran.

As atividades do espaço consistem na aplicação de uma aula teórica sobre educação para o trânsito (que é ministrada por agentes) e por um passeio na pista (onde os pequenos colocam em prática os ensinamentos apreendidos em sala). Os dez agentes que atuarão no local passaram, nesta semana, por um treinamento junto a outros dez jovens aprendizes que ajudarão nas operações do espaço.

Foto: Araípedes Luz – Secom PMU

Horário de funcionamento

 

Com a retomada da Transitolândia, o espaço funcionará das 9h às 17h, aos sábados, domingos e feriados. Durante os dias úteis (segunda a sexta-feira), o espaço receberá alunos da rede estadual, municipal e privada mediante agendamento. Para este processo, a Secretaria Municipal de Educação entrou como parceria para viabilizar as visitas.

Conheça a transitolândia

Inaugurada em 2006 pela Prefeitura de Uberlândia, a Transitolândia foi idealizada para receber crianças em uma estrutura que simula as ruas da cidade, com faixas de travessia para pedestres, calçadas, rampas de acessibilidade e sinalização horizontal, vertical e semafórica. Em 2011, já no segundo mandato do prefeito Odelmo Leão (2009-2012), o espaço foi ampliado com a construção um Centro de Educação, com salas de aula, sala de reuniões, depósito de equipamentos e bicicletas, sanitários e uma varanda.

Com essa estrutura, explica o vice-prefeito e secretario municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, é possível abordar com as crianças, de maneira lúdica, vários assuntos como a importância do cinto de segurança, a necessidade de utilização da faixa de pedestre, a obediência às regras e o respeito e a solidariedade necessária para um trânsito mais humano. “É fundamental trabalhar esses temas para que elas se tornem multiplicadoras do conhecimento, já que elas são também usuárias da via pública enquanto pedestres, ciclistas ou passageiras”, explicou.

Fique por dentro!

Transitolândia – Retomada das atividades – 31 de agosto, a partir das 10h

Onde: Ao lado do parque infantil ‘Mundo da Criança’, no Parque do Sabiá

Para quem: Crianças de 5 a 12 anos

Funcionamento:

– Aberto ao público nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h (não é necessário agendamento)

– Atendimento de alunos da rede municipal, estadual e privada de segunda a sexta-feira (com agendamento pelo telefone 3230-7406)

Contempla: Aulas teóricas e orientações sobre o trânsito + aulas práticas na pista em bicicleta

Objetivo:conscientizar o público infantil a assumir os seus deveres e respeitar o direito dos outros no trânsito, utilizando as vias públicas com segurança e cidadania

Entrada franca

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas