Destaque Expresso Política

Personalidades são homenageadas com a Comenda Augusto César

Foto: Cleiton Borges / PMU

Em sessão solene na noite de quarta-feira (30), A Câmara de Uberlândia homenageou 28 personalidades uma entidade e uma empresa com a Comenda Augusto César, considerada a maior honraria dada pelo município. O evento faz parte das comemorações do aniversário de Uberlândia e esta é a 45º vez que a solenidade é realizada.

Com o plenário lotado, o evento contou com discursos do vice-governador Antônio Andrade, do prefeito Odelmo Leão, do ex-presidente da Assembleia Estadual Diniz Pinheiro e do venerável maçom e empresário Adeilson Barbosa Soares, que representou os homenageados na tribuna da Casa de Leis.

Foto: Cleiton Borges / PMU

Um dos homenageados foi o promotor de Justiça, Breno Lintz, indicado pela vereadora Pâmela Volp em reconhecimento das ações favoráveis às pessoas discriminadas e excluídas em Uberlândia. “Sem dúvida nenhuma, para mim, possui um simbolismo muito grande, de ter partido dela essa homenagem, em virtude de que eu sempre defendi na cidade, as pessoas que são discriminadas, excluídas. A cada dia que tenho um reconhecimento como esse, fico feliz por imaginar que as ações que faço nessas áreas em prol dessas pessoas têm dado certo, porque recebo os agradecimentos de alguma forma”, afirmou Lintz.

O vice-governador Antônio Andrade destacou que ser homenageado em Uberlândia significa um marco em sua carreira política. “Sinto-me honrado em estar ao lado de pessoas de destaque que foram homenageadas aqui. Aproveito para parabenizar os representantes do Legislativo e agradecer ao vereador Ceará que me convidou e me deu essa grande homenagem”, disse Andrade.

Para o presidente da Câmara, Alexandre Nogueira, a entrega da Comenda Augusto César é um reconhecimento das pessoas que fizeram ações importantes para a cidade. “Essa homenagem destaca algumas personalidades, com isso elas podem continuar trabalhando em prol de Uberlândia, fazendo a cidade crescer cada vez mais”. O prefeito Odelmo Leão também ressaltou que a homenagem visa valorizar as pessoas que se destacam nas diversas áreas, econômica, social e profissional de Uberlândia. Ele indicou o coronel do Exército, Marcus Vinícius Gomes e o vice-presidente do Sindicato Rural, Gustavo Galassi para receberem a homenagem.

Já o ex-deputado estadual Diniz Pinheiro que foi homenageado pelo vereador Juliano Modesto, destacou que Uberlândia tem pessoas como o Augusto Cesar que fazem a cidade avançar e citou, como exemplo, o ex-prefeito Virgílio Galassi.

 

45ª edição – A entrega da Comenda oi criada em 1972, pelo então vereador Dorivaldo Alves Nascimento. Desde 2012, a solenidade é realizada na véspera do aniversário de Uberlândia, celebrado no dia 31 de agosto. Antes desse ano, o evento era realizado no aniversario da cidade.

Augusto César foi magistrado durante 35 anos, vereador, deputado provincial, presidente e agente executivo da primeira Câmara de São Pedro do Uberabinha. Seu nome é apontado como um dos principais responsáveis pela emancipação de Uberlândia do município de Uberaba, que ocorreu em 1888.

Texto: Leonardo Leal

 

Veja a lista dos homenageados de 2017

–  Adeílson Barbosa Soares (ver.Alexandre Nogueira – Pres. da Câmara)

–  Ana Márcia dos Santos Mello (ver. Marcio Nobre)

–  Andrea Lúcia Correa Bouças (ver. Ronaldo Alves)

–  Antônio Eustáquio Andrade Ferreira (ver. Ceará)

–  Antônio Genaro de Oliveira (ver. Pastor Átila Carvalho)

–  Breno Lintz (ver.Pâmela Volp)

–  Cap. PM. Thiago Andrade Lana (ver. Dra. Flávia Carvalho)

–  Celso Pinto Pires (ver. Ricardo Santos)

–  Cel Marcus Vinícius Gomes (Prefeito Odelmo Leão)

–  Daniel Ricardo Davi Sousa (ver. Vico)

–  Dinis Pinheiro (ver.Juliano Modesto)

–  Dovenir Domigues Neto (ver. Dra. Jussara)

–  Edelweiss Teixeira Jr. (ver. Wender Marques)

–  Gustavo Galassi Gargalhone (Prefeito Odelmo Leão)

–  Gustavo Henrique Ferraz Silva Lopes (ver. Doca Mastroiano)

–  João Paulo Naves Camargo (ver.Roger Dantas)

–  Jovino Mustafá Cheik (ver. Wilson Pinheiro)

–  Leandro Machado de Araújo (ver.Michele Bretas)

–  Lourisvaldo Lourenço de Carvalho (ver. Antônio Carrijo)

–  Marcel Lopes Machado (ver. Felipe Felps)

–  Mário Faria de Carvalho (ver.Vilmar Resende)

–  Marlene Salgado de Oliveira (ver.Thiago Fernandes)

–  Marquinho do Mega Box (ver. Silésio Miranda)

–  Murilo Marques Veríssimo (ver. Rodi Borges)

–  Olgálvaro Nominato Bastos (ver. Isac Cruz)

–  Ophélia Pereira Garcia (ver. Alexandre Nogueira)

–  Osvaldo Ramiro Gomes (ver.Paulo César)

–  Projeto Pólen da Unitri (ver. Ismar Prado)

–  Softbox Sistemas e Tecnologia (ver. Adriano Zago)

–  Walter Jones Rodrigues Ferreira (ver. Hélio Ferraz Baiano)

 

Notícias relacionadas