Esportes Expresso Foco

Alunos da Futel conquistam medalhas em Campeonato Mineiro de Ginástica

Atletas da ginástica artística garantiram primeiros lugares gerais da competição

Foto: Comunicação/Futel

 

Quatro atletas do grupo de alto rendimento da ginástica artística da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) participaram no último fim de semana do Campeonato Mineiro de Ginástica Artística Infanto-Juvenil, em Belo Horizonte. Os atletas competiram em todos os aparelhos e o destaque foi para Gabriele Moraes, campeã geral mineira juvenil, e Bianca Almeida, vice-campeã geral mineira juvenil.

De acordo com o professor da Futel, Mário Sérgio, coordenador da modalidade, o clima era de expectativa e nervosismo, já que nos últimos três anos a equipe ficou fora da competição. “Participamos pela última vez no ano de 2013, mas depois disso enfrentamos a falta de incentivos para levar os atletas. Foi muito bom poder ver o ânimo deles e reforçar o potencial técnico de cada um. Todos conseguiram emplacar ótimas séries e tiveram resultados excelentes”, disse.

Resultados

A equipe de alto rendimento da Futel já coleciona vários troféus, que estão expostos no ginásio de treino, no campus Educação Física da UFU. Bianca Almeida e Gabriele Moraes, ambas de 14 anos, fizeram parte de muitas dessas conquistas. Esse foi o terceiro Campeonato Mineiro das atletas, veteranas do programa de Ginástica Artística da Futel. “Ficamos muito ansiosas, mas conseguimos dar o nosso melhor e voltar para casa com medalhas”, comentou Bianca. Eshylei Simão e Guilherme Vitório completaram o time e voltaram para casa com a quinta colocação geral pré-infantil feminino e masculino, respectivamente.

A escolinha

A ginástica artística da Futel funciona em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e as aulas são realizadas diariamente no ginásio “G4” do campus Educação Física. “Lá treinam alunos da escolinha, que depois podem fazer parte da equipe de alto rendimento nas categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta. As aulas são ministradas por quatro professores da Futel e o atendimento é para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos”, disse Silvio Soares, diretor geral da Futel.

Tanto na escolinha, quanto no alto rendimento, os alunos treinam solo, barras paralelas e assimétricas, salto, trave, argola e cavalo e os alunos são divididos por nível de conhecimento. Atualmente, 136 alunos são atendidos no projeto. As matriculas para a iniciação no esporte estão encerradas e a previsão de abertura de novas vagas é para o primeiro semestre de 2018.

Fique atento!

O que: Atletas e técnico da Ginástica Artística da Futel estarão à disposição para atender a imprensa hoje (04/09), às 14h, no G4 do campus Educação Física – UFU.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas