Cidade Destaque Expresso

Dmae alerta a população para economizar água devido à estiagem

Foto: Divulgação

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto) fez um alerta à população nesta segunda-feira (04), sobre o consumo de água. No último mês foi registrado um aumento de 30% no consumo pelos moradores de Uberlândia. Aliado a isso, houve uma redução no nível de umas das fontes de captação, a represa de Sucupira de 3 m para 2,45m devido ao período de estiagem.

O diretor geral da autarquia, Sérgio Vieira Attiê, destacou que esse aumento por parte da população deixa o Dmae em estado de atenção. “Em outros períodos de seca, a população gastava um volume menor de água per capita. Tudo que está sendo produzido está sendo consumido e nossos reservatórios estão no limite da capacidade”, afirmou.

Foto: Divulgação

Attiê lembrou que a cidade está há 110 dias sem chuvas, e que a colaboração da população é fundamental para não haver riscos de desabastecimento de água para os moradores. Ele disse que uma economia de 20% em cada residência é o ideal para atravessar esse período de seca até o início das chuvas. Dentre as ações de economia está a redução do tempo de banho, não fazer a vassoura hídrica, evitar de lavar o quintal, entre outras.

De acordo com Attiê, Uberlândia sempre foi bem servida na questão de água. “Mas a gente não quer deixar de prevenir a população para reduzir o consumo devido ao período de seca”. Atualmente o rio Uberabinha (represa de Sucupira) e o ribeirão Bom Jardim (Estação Bom Jardim) são as fontes de abastecimento de Uberlândia. Uma terceira fonte de captação, Capim Branco, está em obras, com previsão de inauguração da primeira etapa para 2019.

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas