Cidade Destaque Expresso

Escolas mantêm tradição do desfile de 7 de Setembro

Dezoito unidades de ensino participarão do ato cívico e militar; prefeitura é parceira da iniciativa

Foto: Valter de Paula – Secom/PMU

A tradição das escolas no desfile de 7 de Setembro se renova a cada ano e nesta quinta-feira não podia ser diferente. A partir das 8h, mais de 1.900 estudantes de 18 unidades de ensino do município percorrerão a avenida Floriano Peixoto durante o ato cívico-militar. Com uniformes, instrumentos musicais e passos marcados, os alunos contribuirão para manter vivas as comemorações da Independência do Brasil.

Na Escola do Moreno, por exemplo, a empolgação é geral entre oitenta meninos e meninas (com idade entre oito e 14 anos) que participarão do evento. O grupo revela que o tema abordado neste ano será a dança folclórica do ‘Bumba Meu Boi’ e que a meninada se caracterizará para levar a magia de uma das mais tradicionais festividades do Brasil à região central de Uberlândia.

Foto: Valter de Paula – Secom/PMU

Por um mundo melhor

Já a turma da Escola Doutor Gladsen Guerra de Rezende, no Jardim Canaã, fará uma participação mais do que especial: aqueles que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) destacarão a importância de respeitar as pessoas com mais idade. Com o tema ‘Educação para a Paz – Por um Brasil Melhor’, serão trabalhados ainda os valores humanos como honestidade, paz, cidadania, cultura e esportes. “Também falaremos sobre o combate à violência e ao bullying, destacando que todos devem fazer a sua parte para tornar o dia melhor para todos”, disse a diretora Íris Marta Fernandes Camargos.

Foto: Valter de Paula – Secom/PMU

A unidade que levará mais participantes será a Escola Eugênio Pimentel Arantes, no bairro Morumbi. Serão 222 alunos, divididos em sete alegorias para abordar o tema ‘Brasilidades – Respeito às diferenças em nome da paz’. “O legal dessa edição é que teremos professores que participaram de desfiles quando eram alunos e que agora querem relembrar estes momentos”, contou a diretora Michela Nascimento Moura Corrêa.

Foto: Valter de Paula – Secom/PMU

Parceria da prefeitura

O desfile comemorativo é uma realização do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) e conta com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, outros órgãos e entidades. Além da secretaria de Educação, pastas como Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, além de Trânsito e Transportes participarão da iniciativa.

 

Prestigie! 

O quê: Desfile de 7 de Setembro, com participação de alunos da rede e da banda municipal
Quando: Quinta-feira (7), das 8h às 11h
Local: Avenida Floriano Peixoto, entre a rua Quintino Bocaiúva e a praça Rui Barbosa, Centro

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas