Cultura Expresso Foco

Teatro Municipal recebe recital em homenagem a compositoras brasileiras

Apresentação acontece às 20h desta terça-feira (5) e tem entrada gratuita

Foto: Divulgação

As obras de algumas das mais consagradas compositoras brasileiras ganharão vida no Palco do Teatro Municipal na noite desta terça-feira (5). A partir das 20h, três consagrados cantores e três renomados pianistas do país executarão o ‘Recital de Canto e PianoCompositoras Brasileiras em Concerto’, em uma verdadeira celebração da música erudita nacional. Os ingressos são gratuitos e já podem ser retirados na bilheteria do espaço.

A apresentação faz parte do projeto In Cantus e possui apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O concerto é tem a atuação de um sexteto, idealizado pelo consagrado tenor de Uberlândia Flávio Carvalho. Renomadas cantoras mezzo-soprano também são integrantes vocais do grupo: Josani Pimenta, doutora em canto pela Unespe Luciana Monteiro de Castro. O festival de estrelas é composto, ainda, pelos pianistas Marcelo Pimenta, Thiago de Freitas e Ernane Machado.

Compositoras brasileiras

O recital de canções é dedicado às compositoras brasileiras do século XX, tão pouco presentes nos palcos e desconhecidas por grande parte do público brasileiro. Foram selecionadas obras deHelzaCamêu (1903-1995), Carmen Vasconcelos (1918-2001), Babi de Oliveira (1908-1993), Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Lina Pires de Campos (1918-2003) e Dinorá de Carvalho (1895-1980). Todas estas artistas são consideradas importantíssimas para o desenvolvimento da música brasileira e grandes cultivadoras da Canção de Câmara nacional.

De acordo com o tenor Flávio Carvalho, o concerto tem a proposta de levar ao público uberlandense, de forma gratuita, uma verdadeira seleção de trabalhos relevantes para a arte musical nacional. “Queremos ampliar as fronteiras do conhecimento artístico para o público e fomentar o interesse na produção musical de mulheres do nosso Brasil, dando-lhes a visibilidade de que são merecedoras”, ressaltou o cantor.

 Celebre a boa música!

O quê: Recital de Canto e Piano – Compositoras Brasileiras em Concerto

Onde: Teatro Municipal

Quando: Amanhã (5), às 20h

Entrada: Gratuita (ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro)

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas