Cidade Expresso Foco

Obra do córrego do Carvão será finalizada nos próximos dias

Duzentos caminhões de pedra e dois dissipadores foram utilizados para conter a erosão de oito metros de profundidade

Foto: Comunicação Dmae

Está em fase final a obra de contenção da erosão no córrego do Carvão, na avenida Rebelião Praieira, entre os bairros Jardim América e Esperança, setor oeste de Uberlândia. A equipe de drenagem pluvial do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) irá concluir a recuperação nos próximos dias.

Nesta etapa, mais duas bocas de lobo para escoamento da água estão sendo construídas, o que totalizará cinco dispositivos no local. A intenção é evitar possíveis alagamentos em períodos de chuva e, consequentemente, sobrecarrega no aterro realizado às margens do córrego. O reparo na calçada, meio fio e recomposição vegetal também estão no cronograma do departamento.

A execução da contenção contou com o apoio das secretarias de Obras e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico. Foram utilizados 200 caminhões de pedra, dissipadores e 300 metros cúbicos (25 caminhões) de terra para cobrir a área. “Esta obra foi realizada pelo próprio Dmae, em parceria com as outras secretarias. Vamos finalizá-la nos próximos dias, antes que se inicia o período chuvoso”, disse Paulo Euclides Ochiucci, diretor de drenagem pluvial.

Outros córregos

A limpeza dos mananciais que passam pelo perímetro urbano é realizada constantemente pelo Dmae. A manutenção é preventiva e permite, entre outros fatores, que no período chuvoso não ocorra o transbordamento. Até agora ao menos seis cursos d’água, entre os quais Liso, Lagoinha, Buritizinho, Carvão e Óleo receberam intervenções.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas