Destaque Expresso Games

Olha a batiiiida! “PES 2018” vem aí

Foto: Divulgação

E chegou a vez dele, um dos mais queridos gêneros de games do brasileiro. Não só dos jogos eletrônicos, mas como o esporte mais amado por todos. Com a evolução da física da jogabilidade e principalmente do motor gráfico desse estilo, podemos dizer que as publishers chegaram ao nível de simulação. Vem aí o “Pro Evolution Soccer (PES) 2018”, um simulador de futebol.

Sei de toda a rivalidade maniqueísta, polarizada, entre os dois principais jogos do estilo. Muitos preferem o estupendo Electronic Arts “FIFA”. Outros são fãs de carteirinha do revolucionário “PES”. Eu sou fã de todos, assim como na “guerra” entre as plataformas (caixista ou sonysta). Mas esse é um ponto bem importante a comentar. Se não fosse exatamente essa concorrência entre as grandes desenvolvedoras Konami e Electronic Arts, provavelmente não teríamos jogos tão reais como os que se encontram no mercado atual.

Tudo começou em meados de 1994, com o lançamento da Konami, para Super Nintendo (SNES), de um jogo abordando a temática. Sim, ele mesmo: “Internacional Superstar Soccer”. De cara, foi um sucesso estrondoso, de proporções ainda não mensuradas para jogos do estilo. Pela primeira vez, um jogo de futebol parecia com o futebol real. Quem não se lembra do jogador Allejo, camisa número 7 da seleção brasileira, centroavante habilidoso e considerado, por muitos, melhor que o rei Pelé? Com jogabilidade fluida (permitia ao jogador fazer dribles, pedaladas etc.) e gráficos superiores aos seus concorrentes, o primeiro “PES” foi um clássico.

Allejo em campo no Internacional Superstar Soccer

Posteriormente, já com o nome de “Winning Eleven”, a Konami fez alguns bons jogos até meados de 1999. A partir do ano de 2001, a empresa adotou o nome “Pro Evolution Soccer” em seus jogos no Ocidente (mantendo “Winning Eleven” no Japão) e trouxe todo o aparato de novidades tecnológicas dos jogos japoneses para o estilo europeu dos games de futebol. Desde então é lançada anualmente uma versão do poderoso “PES”.

As novidades prometidas para 2018 são bem legais. Com mudanças principalmente na jogabilidade, a Konami alterou bastante o estilo e a velocidade da simulação. Principalmente no toque de bola, mais refinado e real, além de mudanças nos efeitos de luz e da torcida nos estádios. Serão mais de 20 mil dados gráficos detalhados para tentar trazer uma imersão cada vez maior nos jogos. Um novo modo cooperativo promete partidas divertidas para seis jogadores locais.

Um fato curioso ocorrido este ano, que afetou não só o mundo dos games, como o todo poderoso mercado do futebol, foi a transferência do craque brasileiro Neymar Jr. para o time francês Paris Saint-Germain (PSG). A Konami já tinha definido os galácticos atacantes da equipe espanhola do Barcelona para serem a capa do game este ano. Como a transferência foi repentina, a empresa teve que alterar as embalagens dos games, mudando para outro craque brasileiro em voga: Philippe Coutinho.

Com exclusividade oficial de representação de times do campeonato brasileiro, inovações de jogabilidade e principalmente da física dos jogadores, além de um novo modo cooperativo local, “Pro Evolution Soccer (PES) 2018” será lançado no dia 12 de setembro deste ano para PS3/PS4, Xbox360/XOne e PC/Steam.

Trailer de lançamento

 

Texto: Lucas Luz

Notícias relacionadas