Cidade Destaque Expresso

Em comemoração aos 30 anos de exposições, Museu Municipal recebe mostra ‘Tempo de Bordar Histórias’

Exposição integra mostras que fazem parte da 11ª edição da Primavera dos Museus

Museu Municipal de Uberlândia – Palácio dos Leões – Foto: Valter de Paula – Secom/PMU

Durante todo o mês de setembro, o Museu Municipal de Uberlândia será o destino de uma série de eventos a fim de resgatar a memória de um dos mais antigos patrimônios da cidade. Em comemoração aos seus 30 anos de exposições e ao centenário do Palácio dos Leões (edifício tombado que é sede do museu), o local entra na rota dos principais acervos históricos do país com várias atrações durante a 11ª Primavera dos Museus. Nesta terça-feira, 11, a partir das 19h, o espaço abre as portas para a primeira dessas atividades, com a exposição ‘Tempo de Bordar Histórias’.

Foto: Araípedes Luz – Secom/PMU

Visitantes deixam suas impressões

A mostra é resultado da oficina de bordados dos pontos da vovó, com alinhavo, haste, cheio e matiz, que acontece no museu toda quarta-feira, das 14h às 17h, acompanhada de contação de histórias. Quem se deslocar ao Museu Municipal, também terá a oportunidade de multiplicar seu conhecimento e se envolver com os trabalhos à mão, como explica a administradora do Museu Municipal, Thaís Tormin.

Foto: Araípedes Luz – Secom/PMU

“Este ano, estamos trabalhando as oficinas com temas ligados aos patrimônios históricos e de festas da nossa cultura popular. Como o bordado é muito importante para a nossa história, sendo passado de geração em geração, essa é uma forma de recuperar a memória do saber fazer e também de retratar como isso acontecia em Uberlândia. É ainda um relato de como as pessoas viviam, o que faziam em casa e seus costumes, já que bordar era uma questão muito feminina. O mais legal é que aqueles que visitarem a exposição também serão convidados a manifestar suas sensações na sala pedagógica. Trata-se de um registro, de uma manifestação artística e de uma contribuição ao processo criativo da comunidade”, adianta Tormin.

Museu Municipal de Uberlândia – Palácio dos Leões – Foto: Valter de Paula – Secom/PMU

Contação de histórias – A Moça Tecelã

A contação de histórias também faz parte da programação das oficinas. Conduzida pela artista araguarina Regina Duarte, a atividade será aberta com a história da ‘Moça Tecelã’, da escritora e jornalista italiana Marina Colasanti.

“A ideia de unir o museu e a exposição foi muito boa, pois você não valoriza apenas aquilo que o local tem guardado, mas também o que é produzido dentro dele. Assim, bordamos e contamos histórias. Muitas vezes, seleciono aquilo que tem a ver com o bordado. Temos muito disso na nossa literatura, com materiais ilustrados. Nessa primeira, faremos da Moça Tecelã, da Marina Colasanti, de ponto a ponto. São diferentes formas de contar histórias, trazendo de volta o ato de se reunir, produzir e criar. Pode ser que os tecidos e as linhas não sejam os mesmos, mas a intenção permanece. É muito gostoso pegar um pano branco, por exemplo, e dar vida para isso por meio dos bordados”, destacou Regina.

 

Foto: Divulgação

Museu e suas histórias

Promovida pelo IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus, a 11ª Primavera dos Museus será comemorada dos dias 18 a 24 de setembro em mais de 900 museus do Brasil, oferecendo ao público cerca de 2.500 atividades especiais entre palestras, oficinas, visitas mediadas, exibição de filmes e outros. Com o tema ‘Museu e suas Histórias’, a edição deste ano busca trazer para a realidade atual um passado que permanece vivo entre as pessoas. A Prefeitura de Uberlândia aderiu a iniciativa e realiza ações durante todo o mês.

 

Prestigie!

O quê: Exposição ‘Tempo de Bordar Histórias’
Quando: ABERTURA – segunda-feira (11), a partir das 19h
Até o dia 29/09: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30
Onde: Museu Municipal de Uberlândia
Local: Praça Clarimundo Carneiro, 67, Centro

Confira outras mostras que integram a 11ª Primavera dos Museus em Uberlândia!

Exposição NOSSAS RAÍZES

O projeto ‘Nossas Raízes’ expõe objetos contextualizados, maquete da pequena Uberabinha, painéis e textos sobre a história de Uberlândia. Apresenta uma nova sala com o armazém do comércio, com móveis de época e objetos que eram vendidos nesses estabelecimentos entre 1930 e 1940.

Onde: Museu Municipal de Uberlândia

Local: Praça Clarimundo Carneiro, 67, Centro – segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30

 

Exposição CÂMARA MUNICIPAL

História da Câmara Municipal de Uberlândia através de mobiliário, pintura “A Deusa do Progresso”, prospecção de pintura parietal e painéis com textos e imagens do antigo salão do Palácio dos Leões.

Onde: Museu Municipal de Uberlândia

Local: Praça Clarimundo Carneiro, 67, Centro – segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30

 

Exposição permanente

MOSTRA: ‘O MUSEU VISITA O TEATRO – O QUE HÁ POR DETRÁS DOS OBJETOS’

Exposição de objetos do acervo do Museu Municipal no hall do Teatro Municipal de Uberlândia.

Onde: Hall do Teatro Municipal de Uberlândia

Local: Avenida Rondon Pacheco, 7070, Santa Mônica

 

Exposição permanente

MOSTRA: ‘O MUSEU VISITA A CASA DA CULTURA – DO TEMPO DO GRAMOFONE À RADIOLA’

Onde: Casa da Cultura

Local: Praça Coronel Carneiro, 89, Centro – segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas