Cultura Destaque Expresso

Fora do lugar: Oficina de fotografia contemporânea

Foto: Divulgação

Fora do Lugar – Oficina de Fotografia Contemporânea é uma atividade de arte/educação que será ministrada por Alex Oliveira (BA), fotógrafo e artista visual. As atividades acontecerão de 13 a 16 de setembro, das 14 às 18hs, no Laboratório de História da Arte, Curso de Artes Visuais (Instituto de Artes), UFU – Campus Santa Mônica. As inscrições são gratuitas e serão realizadas a partir do dia 06 de setembro, via ficha de inscrição que estará disponível no site da PROEXC. O público-alvo são fotógrafos, artistas visuais, estudantes, amadores e demais interessados na produção de imagens. Serão destinadas até 25 vagas. Esta atividade conta com a coordenação de
Alexander Gaiatto Miyoshi, sendo financiada através do Edital da PROEX, DICULT, UFU, 2017.

A ação formativa contará com aulas técnicas e práticas de fotografia, produção fotográfica e artística processual, além do exercício da curadoria para a realização de uma exposição fotográfica coletiva em caráter de arte urbana, através da técnica lambe-lambe, que aplica as imagens nos espaços públicos como forma de intervenção urbana.

Segundo Alex, a oficina “propõe aos participantes exercitar um pensamento de edição e curadoria das imagens, escolhendo, entre as imagens produzidas, algumas fotos para compor uma exposição no espaço urbano através da técnica de ‘lambe-lambe’. Elas serão expostas em muros e prédios, expandindo, assim, a presença da arte fotográfica
para além dos espaços formalmente destinados as exposições artísticas (galerias, museus e salões de arte), privilegiando os espaços públicos como plataforma expositiva e fomentando reflexões sobre seus potenciais estéticos, reflexivos e sensíveis de pensar o corpo, o espaço e as relações de convivência” explicou.

O ARTISTA
Alex Oliveira é fotógrafo graduado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve investigações artísticas em torno do uso da fotografia aliada a performance e a intervenção urbana. Na Bahia integrou exposições na Aliança Francesa, seis edições dos Salões de Artes Visuais, XI Bienal do Recôncavo, 3a Bienal da Bahia.
Participou de 3 edições do Diário Contemporâneo de Fotografia. A convite da Galeria Vasli Souza, na Suécia, realizou sua segunda exposição individual.

SERVIÇO
O Quê: Oficina de Fotografia Contemporânea com Alex Oliveira
Quando: 13 a 16 de setembro
Horário: 14 às 18h
Onde: Av. João Naves de Ávila, 2121, Laboratório de História da Arte – Curso de Artes Visuais – UFU, Santa Mônica
Inscrição: Via site da PROEXC – dos dias 06 a 09 de setembro
Contato: (34) 99169-6382 (Tim) – Falar com Alex

 

Texto: Alex Oliveira

Notícias relacionadas