Expresso Ituiutaba Regional

Secretaria orienta técnicos e enfermeiros sobre campanha de atualização das vacinas

Foto: Ascom Ituiutaba

A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba antecipando as ações da semana nacional da multivacinação, entre 11 a 22 de setembro, promoveu na terça-feira, 05, na sala de reuniões do CEMAP, uma reunião de treinamento e orientações aos técnicos e enfermeiros da rede municipal.

De acordo com o Departamento de Epidemiologia, da Secretaria de Saúde, foram repassadas as informações e recomendações do Ministério da Saúde, principalmente quanto à necessidade de os usuários levarem o cartão para atualização.

“É importante destacar que o Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, recomenda aos municípios que movam esforços no sentido de garantir a vacinação da população alvo, reiterando a necessidade de alcançar altas e coberturas vacinais na campanha”, avalia o Secretário de Saúde Elias Hércules Neto.

No período da campanha de atualização do cartão de vacina, todas as 11 salas de vacinas, inclusive na sede da Secretaria de Saúde, estarão abertas entre 08h e 18h. Sendo que o dia “D” acontecerá no próximo dia 16/09, aniversário de Ituiutaba, com atendimento normal para as vacinas.

Outra medida a ser iniciada no próximo dia 11, será a visita das equipes de epidemiologia às escolas públicas, municipais e particulares. A iniciativa é vista como reforço a aplicação das vacinas contra HPV para meninas entre 09 a 14 anos e meninos entre 11 a 14 anos.

Segundo a Secretaria de Saúde, a estratégia da atualização das vacinas, visa diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis, além de reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. O envolvimento das três esferas de gestão nas ações de imunização tem confirmado resultados exitosos no município, na erradicação da pólio e a eliminação do sarampo e da rubéola.

 

Texto: Ascom Ituiutaba

Notícias relacionadas