Destaque Expresso Nacional

Corrupção e recuperação

Luiz Bittencourt é diretor da LASB Consultoria

O ambiente econômico brasileiro vem apresentando relevantes sinais de recuperação, como inflação nos limites da meta, taxa de juros em queda, assim como o índice de desemprego, dólar em baixa, bolsa de valores em alta e elevação da produção industrial, culminando com a perspectiva de crescimento do PIB para 2017. Esses resultados são extremamente positivos, se considerarmos o estrago produzido pela malfadada ”nova matriz econômica”.

Pois, estava o país posto em instável sossego quando Joesley Batista, líder da empresa JBS que se tornou campeã nacional na distribuição de propinas, promoveu mais uma robusta turbulência, com provável contaminação da agenda econômica, ao entregar gravação que deixa transparecer graves irregularidades em sua colaboração premiada, revelando aposta na impunidade e utilização de suborno em todos os poderes, incluindo participação ilegal de membro do Ministério Público na construção de sua incompleta delação, que não expôs todas as traquinagens do grupo.

As reações foram imediatas, seja por indignação ou mesmo corporativismo, levando, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal – STF a autorizar a prisão dos criminosos confessos. Essa imediata resposta corrige, em parte, a inaceitável leniência da Procuradoria Geral da República – PGR no acordo de delação, garantindo liberdade incondicional a quem se utilizou de recursos públicos para corromper, em elevado grau, membros dos poderes da república. Por consequência, atualmente é quase impossível identificar alguma instituição que mereça, por parte do cidadão brasileiro, plena e integral confiança no que diz respeito à integridade moral de seus membros.

Outra tempestade se formou na mesma semana com avassaladora e contundente denúncia apresentada na Operação Lava-Jato. Ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil de governos anteriores, Antonio Palocci, soltou a língua e fez devastadora revelação de envolvimento dos ex-presidentes Lula e Dilma em esquemas de corrupção, inviabilizando a campanha Lula 2018. Inexiste sistema político sério que aceite candidatura envolvida com a justiça como está o ex-presidente Lula. Palocci, por seu lado, disse muito, pelo que imaginávamos, mas pouco pelo que sabe.

Contudo, não só de corrupção e traquinagens vive o Brasil. Como que para compensar, a regeneração econômica permite prever um crescimento de 3% do PIB, inimaginável até pouco tempo, com adicional crescimento para 2018 e 2019, e a imediata criação de ambiente favorável para a inadiável reforma da previdência. As reestruturações política e tributária são igualmente prioritárias, mas a previdência encontra-se em situação periclitante com descomunal déficit em crescimento exponencial, exigindo, enquanto há sustentação, rápido direcionamento para o equilíbrio.

No âmbito dos estados, alguns ostentam necessidade de emergencial ajuda do poder central, normalmente por associação de elevada corrupção com incompetência administrativa, porém todas as regiões do Brasil, segundo o Banco Central, apresentaram recuperação econômica, com ênfase no Agronegócio e no setor de serviços. Para evitar contágio de temerárias administrações estaduais nos resultados positivos regionais, há que haver rigorosa fiscalização no cumprimento dos acordos de recuperação firmados pela União. De outra forma, enxugaremos gelo com recursos públicos.

A reabilitação econômica e o indiciamento e a prisão de empresários, políticos e até ex-presidentes da república por crimes cometidos contra o patrimônio público brindam a sociedade com a esperança de um futuro mais justo, desde que complementadas pela atuação tempestiva e rigorosa do judiciário. E aqui, Sérgio Moro e Marcelo Bretas surgem como exemplos.

Sabemos que todos os crimes, do violento ao de colarinho branco, foram banalizados no país, integraram-se à nossa paisagem e passaram a fazer parte do cotidiano nacional, até com direito a glamourização na TV, mas livrar-se deles é hoje o maior desafio do país.

 

Texto: Luiz Bittencourt
Diretor da LASB Consultoria

Notícias relacionadas