Cidade Destaque Expresso

Economia forte e novas ações para fortalecer antigas vocações

A piscicultura tem sido um dos caminhos para o fortalecimento de emprego, especialmente da agricultura familiar

Foto: Pixabay

É grande a procura por capacitação e condições de incentivo para a aquicultura.  A região do Triângulo tem se destacado na atividade pesqueira, especialmente na produção em tanque. Minas Gerais ocupa o 10º lugar no ranking nacional em produção aquícola. Segundo o IBGE a produção do setor teve um crescimento de 37,97% nos últimos anos. De acordo com a SEAPA MG – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado, o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba produzem atualmente 3 mil toneladas, a metade da produção da região Central do Estado, onde se concentra a maior produção de peixes, grande maioria vem da agricultura familiar. O Triângulo Mineiro possui significativas condições para melhorar a produção e destaque no ranking e economia estadual, com potencial hídrico, temperaturas adequadas e mercado promissor para a criação de peixes.

Desta forma a Secretária de Estado de Desenvolvimento promoverá o II Seminário Regional de Aquicultura e Pesca do Triângulo Mineiro – Edição Uberlândia.

O evento tem o objetivo de ampliar a atuação junto aos municípios, colônias de pescadores e instâncias de planejamento relacionadas com a atividade pesqueira e piscicultura, além de promover a qualificação dos participantes com intuito de contribuir para a disseminação de tecnologias e estratégias nesse sentido no território.

Sendo a piscicultura considerada uma alternativa de geração de renda às populações ribeirinhas e ainda a considerável extensão dos lagos e o grande número de rios nesta região é também uma oportunidade para a pesca esportiva e o fortalecimento dos circuitos turísticos, que movimentam outros setores econômicos. Tais temáticas estão contempladas na programação do Seminário, uma oportunidade de pensar o crescimento regional integrado ao desenvolvimento agrário. A sua presença é fundamental para consolidar ações e diretrizes para o Triângulo Mineiro!

Data: 18 de Setembro de 2017 (segunda-feira).
Horário: 08h30 às 18h30
Local: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), auditório C e D – Auditório 5 R.
Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 – Santa Mônica, Uberlândia.

A participação é gratuita! Inscrições até o dia 14/09/2017 (quinta-feira) por meio do e-mail caio.carvalho@agrario.mg.gov.br e telefone (31) 3915-8574. Participe e ajude a divulgar

 

Texto: Caio Carvalho

Notícias relacionadas