Cidade Expresso Foco

‘Saberes e Fazeres na Educação’ capacita pedagogos da rede municipal

Curso ofertado no Cemepe teve duração de três dias

Foto: Marco Crepaldi – SECOM/PMU

Desde o início desta semana, mais de 100 pedagogos da rede municipal de ensino participam de uma capacitação no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Durante três dias, os encontros aconteceram em turnos e configuram mais uma etapa do curso de formação continuada ‘Saberes e Fazeres na Educação’.

Durante os encontros foram trabalhados diversos assuntos importantes para a execução do trabalho como pedagogo. Num primeiro momento, foi discutida a função do profissional dentro de uma escola. Depois, a importância da identidade profissional e as características da educação infantil e do ensino fundamental. A liderança e a ética do profissional também foram temas trabalhados na capacitação por meio de uma dinâmica.

Para a coordenadora de Ensino da Gestão Administrativa e Pedagógica, Daniela de Paula, a formação reforça a importância do trabalho em equipe. “Pensando que o pedagogo é uma figura importante no processo de ensino e aprendizagem dentro de uma escola, discutimos meios de desenvolver ações conjuntas na instituição de ensino. Para um aluno melhorar seu desempenho, é imprescindível que o pedagogo da escola tenha uma formação forte, sabendo lidar com os problemas e dificuldades. Queremos ajudá-los a melhorar essa bagagem”, contou.

Troca de experiências

Presente na capacitação, a pedagoga Mariuze Tannus Estefani Amâncio acredita que o compartilhamento de saberes é o mais importante para a formação de um profissional. “Acredito que ninguém sabe tudo, sempre podemos aprender mais. Considero que esses últimos três dias foram mais ricos do que muitos anos de prática. Foi um tempo extremamente valioso e tenho certeza que todos vamos sair daqui sendo profissionais melhores”, afirmou.

Elizabeth Xavier de Oliveira foi companheira de curso de Mariuze e também valoriza a iniciativa. “Está sendo muito enriquecedor. Estamos trocando ideias, partilhando desafios e possibilidades de novas formas de agir, construir e lidar com os problemas que aparecem durante o dia a dia em uma escola. Agora, estamos mais preparadas e confiantes. Vamos desenvolver um trabalho de sucesso e mais produtivo de agora para frente”, concluiu a pedagoga.

 Reformulação do Cemepe

Desde o início do ano, toda a estrutura do Cemepe foi reformulada. Foi realizada a reorganização do espaço, com a revitalização do local para transformá-lo em um ambiente de acolhimento ao servidor. “Aqui não é apenas um local de formação, mas também de convivência do servidor. Desde o começo da gestão, o prefeito Odelmo Leão sempre deixou claro que aqui é o espaço do servidor da educação e nós estamos trabalhando para que esse lugar seja ocupado por quem é de direito”, contou a diretora do Cemepe, Mary Angelis Oliveira Andrade.

Outras formações

Desde fevereiro, diversas outras formações continuadas estão sendo oferecidas pela Assessoria Pedagógica aos profissionais da educação da rede municipal. Diretores, pedagogos, profissionais do AEE, Pmae, EJA, professores de apoio e professores de artes têm encontros mensais até novembro deste ano.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas