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Atividades cognitivas, motoras e sociais estimulam desenvolvimento de crianças

Meninos e meninas de 0 a 3 anos atendidos em Emeis de Uberlândia são beneficiados por projetos pedagógicos pautados no aprendizado, entendimento e comunicação

Foto: Divulgação

Contação de histórias, pintura, colagem e roda de música são ferramentas que incentivam o convívio e o desenvolvimento das funções motoras e cognitivas das crianças. E esses são apenas alguns dos projetos desenvolvidos nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Uberlândia. Na unidade do bairro Tocantins, por exemplo, 232 alunos de 0 a 3 anos participam destas atividades de estímulo e aprendizado.

Segundo a diretora Cleidineuza Domingos da Silva, todo o trabalho desenvolvido de forma gradativa, de forma que os pequenos insiram as atividades no dia a dia. “O objetivo é que eles possam ir assimilando pouco a pouco cada estímulo. Ano que vem, eles irão mudar de turma, mas levarão os ensinamentos com eles e isso faz parte do desenvolvimento. O trabalho desenvolvido na Emei também precisa da ajuda dos pais, que reforçam o que é feito aqui”, afirmou.

Brincadeira de faz de conta, de colagem, com massinha de modelar e outras iniciativas são aprimoradas com a aplicação de outros projetos, como o Momento Cívico, Os cinco sentidos, Consciência Negra e Escovação dos Dentes. Conheça algumas das iniciativas:

 

Contação de história

Com o objetivo de desenvolver o hábito de leitura ainda na primeira infância, o projeto de contação de histórias acontece dentro da biblioteca da Emei. Em um espaço lúdico e criativo, os pequenos têm a oportunidade de folhear e manusear os livros. Com a ajuda de uma professora, as histórias são contadas a fim de incentivar a imaginação das crianças.

Diversos recursos são utilizados para que meninos e meninas possam interagir com a história durante a contação. Promovendo também o estreitamento de laços entre famílias, os responsáveis podem realizar empréstimos de livros para que o prazer da leitura seja incentivado dentro de casa.

Momento Cívico

Sentindo a necessidade de despertar a consciência cívica nas crianças, uma forma de aumentar o patriotismo dentro da escola é o estudo dos hinos. Durante o Momento Cívico, são estudados: o Hino Nacional, de Uberlândia, da Bandeira e da Independência. Esta uma forma de aprender a história do país e da cidade de um jeito divertido.

Valores éticos e morais, em uma linguagem adequada à idade dos pequenos também são trabalhados neste projeto. O respeito ao patrimônio escolar também é outra vertente, além do respeito aos colegas, professores e demais funcionários.

Os cinco sentidos   

Sabendo da importância da criança explorar o mundo ao redor e a necessidade de entender e perceber o mundo pelo tato, olfato, paladar, visão e audição, o projeto Cinco sentidos, várias sensações é realizado para estimular os alunos. Os sentidos são trabalhados de forma que as crianças descubram as sensações, explorando a imaginação.

Trabalhos sensoriais são realizados diariamente, a fim de desenvolver a coordenação motora, trabalhar a atenção e concentração dos pequenos.

Saúde bucal

Para implementar a prevenção em saúde, a Emei desenvolve o ‘Escovação dos dentes’, um trabalho junto à comunidade escolar, realizado duas vezes na semana. Orientações e informações para o desenvolvimento de hábitos saudáveis de prevenção de doenças bucais são foco deste projeto.

Ações preventivas e educativas são elaboradas para que familiares e crianças possam aprender juntos a importância de uma boa saúde bucal e qualidade de vida. Além da maneira correta de escovar os dentes, um trabalho de alimentação saudável também é realizado, como o incentivo da ingestão de frutas e verduras, além da diminuição do consumo de açúcar pelos pequenos.

 

Texto: Secom PMU

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