Expresso Ituiutaba Regional

Campanha “Setembro Amarelo pela valorização da vida” terá ações em Ituiutaba

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio

Foto: Ascom Ituiutaba

A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba aderiu a Campanha do Setembro Amarelo, e algumas ações, abrangendo toda a população estará sendo realizada na cidade. De acordo com a programação, estará acontecendo no CAPS II Tio Doc, bairro Maria Vilela oficinas e grupos diários sobre este tema, na assistência foi realizada uma palestra no CRAS Alvorada para os usuários beneficiados com a cesta básica e terá duas ações para fechar este mês.

A primeira das ações será no dia 28 de setembro de 2017 com uma Mesa-redonda, na Câmara Municipal, prevendo a participação da equipe da Epidemiologia, onde será abordado as estatísticas e notificações de tentativas de suicídio no município. O médio Psiquiatra no CAPS II Tio Doc, destacará a prevenção e cuidados, a equipe do CAPS II Tio Doc fará explanações sobre os pontos de atenção da Rede Psicossocial de ITBA.

A segunda ação, está agendada para o dia 30 de setembro de 2017, e será uma “Caminhada eu acredito na vida” e atividades ao público que comparecer nesta data no calçadão de Ituiutaba. Essas atividades serão todas voltadas para a valorização da vida e maneiras de se viver melhor.

Está previsto a participação de estagiários do curso de Psicologia da UEMG com orientações ao público, HEMOMINAS com a conscientização de salvar vidas com a doação de sangue, apresentação do coral da UNIMED, apresentação de projetos realizados dentro do CAPS II Tio Doc, um ato de expressão pela vida. Unidades da Secretaria Municipal de saúde e desenvolvimento social devem marcar presença.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. (Fonte: http://www.setembroamarelo.org.br/).

 

Texto: Ascom Ituiutaba

Notícias relacionadas