Destaque Expresso Segurança

Estudantes de escola municipal participam da Semana Nacional de Trânsito

Comportamento seguro foi o tema abordado por agentes da Settran

 

Foto: P10 Luz

Na manhã desta terça-feira (19), os alunos do 3º ano da Escola Municipal Professora Maria José Mamede Moreira visitaram a Feira de Trânsito organizada pela Prefeitura de Uberlândia na praça Tubal Vilela, centro da cidade. A ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito, que visa a promover a cultura da paz e da segurança nas vias públicas.

Aos 8 anos de idade, Ryan Gonçalves já tem noção dos riscos ao trânsito devido à falta de atenção. Mesmo que ainda esteja longe de ser um condutor, ele já dá dicas para que a dinâmica entre condutores e pedestres seja harmoniosa. “Eu olho para os dois lados da rua ao atravessar porque pode vir um carro na minha direção. O perigo é que as pessoas andam e dirigem mexendo no celular e eu sei que isso é proibido porque causa acidente”, disse.

Gabriel Luís, 9 anos, também participou das ações na praça. Ele aprendeu de forma lúdica sobre o respeito à sinalização com os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran). “Eu presto atenção no semáforo para saber a hora de atravessar e a de esperar. Até andando é perigoso se a gente é distraído, pois os carros são rápidos”, contou.

A percepção de Ryan e de Gabriel, somada a de outros alunos, vai se estender para o ambiente escolar. Esse é o objetivo da professora Regina Lúcia Araújo. Ela conta que as experiências gerarão atividades voltadas para o tema. “Vamos trabalhar o conteúdo em sala de aula. O interessante é que as crianças aprendem sobre esses assuntos e repassam esse conhecimento aos pais, replicando o conhecimento”, explicou.

Foto: P10 Luz

Para o assessor de operações de tráfego da Settran, capitão Maurílio Terra, o envolvimento das escolas é essencial na abordagem da secretaria. “Por meio da Semana Nacional  levamos a informação aos usuários de trânsito da nossa cidade. Nós acreditamos que a educação é o melhor caminho para atingir nosso objetivo, que é reduzir acidentes e salvar vidas. Além da feira, no dia 22 comemoraremos o ‘Dia Internacional da Cidade sem meu Carro’.No dia 23 haverá trabalhos na transitolândia e no dia 25 faremos uma campanha focada nos motociclistas”, observou.

Ações diversificadas

Além da educação junto ao público escolar, a Feira de Trânsito também conta com estandes voltados à doação de mudas, aferição de pressão, mostra de instrumentos de trânsito utilizados pelo Exército Brasileiro, exposição de trabalhos da Polícia Militar de Meio Ambiente e aulas de primeiros socorros organizada pelo Corpo de Bombeiros. No cruzamento das ruas e avenidas no centro de Uberlândia foram distribuídos materiais educativos e expostas faixas com mensagens focadas em um trânsito mais seguro.

O porteiro Antônio Silva se interessou pelo evento ao passar pela praça Tubal Vilela. O que mais o chamou a atenção foi o ensinamento de primeiros socorros em situações de emergência envolvendo adultos, crianças e bebês.“Aprendi sobre como manter a respiração e a circulação do sangue numa pessoa com parada respiratória. Uma das coisas mais interessantes foi a manobra usada quando uma criança engasgar. Caso aconteça, terei noção de como agir pra aliviar o sintoma. Se alguém um dia precisar eu saberei como agir, mas espero que nunca aconteça uma situação dessa”, comentou.

Com mais de 35 anos de habilitação para moto e carro, Antônio ainda destacou a importância de ações como as realizadas na praça para melhorar o trânsito nas cidades. “O que mais falta hoje é consciência e atenção. Vejo no trânsito que as pessoas em vez de cuidarem de si, elas estão se expondo ao perigo. Elas estão numa pressa impressionante e isso coloca em perigo a vida do motorista e a dos outros. Não há necessidade de andar em alta velocidade. Nós temos que pensar na nossa família. Quando saímos de casa a família está nos esperando voltar. É muito triste quando isso não ocorre e, então, nos deparamos com uma notícia triste”, lembrou.

A Semana Nacional de Trânsito acontece até a próxima segunda-feira (25). A campanha de 2017 tem como tema ‘Minha escolha faz a diferença no trânsito’ e é desenvolvida junto às iniciativas da ‘Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020’.

Confira a programação: 

Quarta-feira 20/09

9h às 16h: Feira de trânsito – praça Tubal Vilela, Centro

9h às 17h: Campanha educativa nos cruzamentos semaforizados – vias do Hipercentro

Quinta-feira 21/09

9h às 16h: Feira de trânsito – praça Tubal Vilela, Centro

9h às 17h: Campanha educativa nos cruzamentos semaforizados – vias do Hipercentro

Sexta-feira 22/09

Jornada Internacional “Na Cidade sem Meu Carro”

9h às 17h: Campanha educativa nos cruzamentos semaforizados – vias do Hipercentro

Sábado 23/09

10h às 17h: Atividades educativas na Transitolândia – Parque do Sabiá

Domingo 24/09

10h às 17h: Atividades educativas na Transitolândia – Parque do Sabiá

Segunda-feira 25/09

8h às 17h: Blitz educativa para motociclistas – cruzamento das avenidas Rondon Pacheco com Municípios e na avenida Floriano Peixoto próximo à praça Tubal Vilela

17h: Encerramento da Semana Nacional do Trânsito – praça Tubal Vilela

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas