Cultura Destaque Expresso

Uberlândia ganha evento cultural e gastronômico inédito!

Qual a importância do indigenismo, da cultura brasileira, do autoconhecimento e da alimentação sutil? Uberlândia ganha evento cultural e gastronômico inédito!

Foto: Divulgação

O Espaço Multiétnico traz neste mês de setembro dois eventos para saudarmos a temporada de PRIMAVERA!!!!

Falaremos de indigenismo e sua importância nos processos do País, no dia 23, e no dia 30 o tema volta-se para a alimentação! A arte de comer bem e saudavelmente, com a culinária orgânica e vegetariana sutil. Faremos um roteiro gastronômico pela Índia, com um maravilhoso jantar de festa indiano com uma aula-show e degustação.

No dia 23 de setembro (sábado), a partir das 17:00h, haverá em Uberlândia, no Espaço Multiétnico, uma incrível palestra com o indigenista Fernando Schiavini e, além disso, têm convidados, meditação com tambores para dar início ao evento, sorteio de livros e feirinha Finger Food Vegetariana.


Roteiro da roda de conversa com Fernando:

Foto: Divulgação

Fernando Schiavini está na mídia, entre os maiores indigenistas do País. Contará um pouco da sua forte aliança com os povos indígenas e vivências em suas comunidades. Schiavini também nos presenteará contando um pouco sobre a idealização da Aldeia Multiétnica, um evento que acontece na Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso de Goiás) e seus novos projetos com as rotas ecoturísticas, “VIVÊNCIAS TRIBAIS”, nas aldeias indígenas.

Schiavini contribuiu para a evolução do indigenismo brasileiro, dando voz e aliando-se à luta de personagens históricos, como Mário Juruna, Raoni Mentuktíre, Aleixo Krahô, entre outros. Atuou em organizações da sociedade civil, lutando pelos direitos indígenas. Foi anistiado em 1993, retornando aos quadros da FUNAI.

  • Idealizador da Aldeia Multiétnica, evento realizado desde 2007 e que faz parte da programação do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que acontece todos os anos na Vila de São Jorge.
  • Publicou até o momento quatro livros, de forma independente, contando suas experiências como indigenista.
  • Participou, também, de vários documentários sobre a questão indígena. Aposentado da Funai desde 2015, além de continuar escrevendo livros, textos e roteiros sobre o tema, orienta grupo de pessoas que desejam conhecer as aldeias indígenas, pelo programa “Vivência Tribal Indígena”.
  • Schiavini foi várias vezes premiado pelo trabalho pioneiro de recuperação e preservação das sementes tradicionais indígenas, realizado junto aos Krahôs, em parceria com a EMBRAPA, desde o ano de 1995.
  • O projeto se disseminou para outras etnias no Brasil e no exterior, tornando-se política pública em vários órgãos públicos no Brasil e referência para a elaboração do PLANAPO – Plano Nacional de Produção Orgânica. Foi o idealizador, também junto aos Krahôs, das “Feiras de Sementes Tradicionais”.

Venham se inteirar de uma causa que é de todos e que faz parte de toda nossa história!


No dia 30 de setembro: d e g u s t a s o m com aula-show, jantar e boa música!!!

Iniciaremos a noite às 18:00h, sendo guiados por meditação, e teremos uma conversa com Simone Moura, especialista em patrimônio, com introdução à culinária de identidades “Roteiros gastronômicos para o saber tradicional”.

Simone aprendeu muito com o Mestre Sadana, discípulo do Mestre Shrii Shrii Anandamurti sobre alimentação indiana e suas especiarias.

Foto: Divulgação

Trabalhos desenvolvidos por Simone Moura:

– workshop com Dra. Clara Brandão, para trabalhar com comunidades em estado de insegurança alimentar;
– trabalho com Klas Wortmann sobre hábitos alimentares, tradição e inovação;
– elaborou pesquisa em parceria com a EMBRAPA e a FUNAI: “Mitigação da insegurança alimentar – estudo de caso de uma família Krahô”;
– elaboração do “Programa Alimentar Jovens Aprendizes”, no Ponto de Cultura Canto das Artes.

Neste dia aprenderemos a fazer um delicioso jantar indiano, com especiarias e muito ayurveda! Todo esse roteiro personalizado para o Multiétnico, com a sofisticação e o toc da Personal Chef Simone Moura e convidados especialistas no assunto!

Cardápio:

➡Salada verde com chia e chutney de abacaxi
➡Arroz de festa indiano orgânico e integral com amêndoas, aromatizado com curry
➡Grão-de-bico ao leite de coco com abóbora aromatizada com gengibre
➡Bebida: chai indiano com especiarias

E MAIS! Teremos uma noite inteira regada de muita música boa com convidados especiais compondo nosso Roteiro Multiétnico.

Obs: Valor para aula-show com roda de conversa e degustação do cardápio elaborado: R$ 70,00 por pessoa. Será entregue uma apostila com o material elaborado com todo o tema abordado e algumas receitas dos “Roteiros gastronômicos para o saber tradicional”.

AINDA NÃO ACABOU!!!

Durante a semana entre os dias 23 e 30 de setembro teremos práticas gratuitas de Yoga no Espaço Multiétnico para quem participar dessas duas noites transformadoras de cultura, culinária, experiências e muita alegria. Fique por dentro da tabela de horários e agende sua aula.

PACOTE ESPECIAL PARA TODO O ROTEIRO MULTIÉTNICO: R$ 80 por pessoa.

Foto: Divulgação

Ingressos:

Ketria Walter 34 99213-8153
Guia Livre Ser 34 99648 6488
Online: clique aqui

Saiba mais no evento no Facebook

Texto: Lídia Tostes
Criadora do portal Guia Livre Ser e produtora junto ao Multiétnico destes eventos maravilhosos!

Notícias relacionadas