Destaque Expresso Segurança

Polícia Militar comemora 20 anos da 9ª RPM

O evento homenageou personalidades e autoridades que contribuíram com a segurança pública em 2017

Foto: Araípides Luz /PMU

Uma solenidade na manhã desta quarta-feira (20) comemorou oficialmente os 20 anos da criação da 9º RPM (9ª Região de Polícia Militar). O evento, realizado no Center Convention, homenageou personalidades e autoridades que contribuíram com a segurança pública em 2017.

Os homenageados receberam o Galhardete da 9ª RPM, uma Insígnia com o Brasão da RPM, produzido em cristal murano, com as cores da PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais. A homenagem representa a maior comenda instituída pelo Comando Regional. Também durante o evento seis policiais militares receberam a Medalha de Mérito Militar Grau Bronze. Homenagem que distingue e premia os militares do Estado, em reconhecimento aos 10 anos de serviços prestados à instituição.

Foto: Araípides Luz /PMU

A 9ª RPM também recebeu uma homenagem do Colégio Tiradentes. A aluna Giovanna Aisha Scheltz da Silva, do 7º ano do ensino fundamental leu em voz alta a sua redação que foi premiada em concurso do colégio. Giovana falou sobre as expectativas, desafios e alegrias de ser filha de um policial militar.

Ao usar a tribuna, o comandante da 9ª RPM, coronel Claudio Vitor Rodrigues fez questão de cumprimentar todos os presentes, incluindo os homenageados e disse que é uma alegria muito grande estar entre amigos. “Cada um que está aqui é parceiro da Polícia Militar e sabemos que não fazemos nada sozinho”, afirmou.

Ele lembrou que o país passa por um momento de inversão de valores e que cabe às instituições, incluindo a Polícia Militar resgatar a moral e a ordem que está faltando no Brasil.

Foto: Leonardo Leal

9ª RPM

A Região foi criada em 1997, com a responsabilidade pelo policiamento da região Norte Triangulina. Atualmente, é integrada pelos 17º, 32º, 53º e 54º Batalhões de Polícia Militar, 9ºBPE (Batalhão de Policiamento Especializado) e  9ª Cia Ind MAT (Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito). Conta ainda com o apoio da 2ª Base Regional de Aviação da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

Nesse ano, a Polícia Militar criou também o Centro de Apoio Administrativo da 9ª RPM com objetivo de desonerar as unidades operacionais de atividades administrativas, para se entregarem à missão de servir e proteger a sociedade.

 

Personalidades Homenageadas:

Reginaldo Lopes (deputado federal)
Odelmo Leão (prefeito de Uberlândia)
Eliaquim Queiroz (procurador do MPT)
Dilmar Fernandes Crovato (Gerente Regional de Segurança da Rodoban)
Elson Martins de Medeiros (prefeito de Centralina)
Lilian Tobias (promotora de Justiça do Meio Ambiente)
Thiago Soares (presidente do Sindicato Rural de Uberlândia)
Luciano Resende Ribeiro (assessor de unidade estratégia do Banco do Brasil
Amarildo Soares Leal (diretor de segurança do grupo Arcom)
Anuar Arantes Amuir (prefeito de Prata)
Marco Aurélio Nogueira (promotor de Justiça)
Cel. Marcus Vinicius Gomes Bonifácio (comandante do 36º Bimtz)
João Batista Pereira (oficial de Justiça)
Josino Costa Neto (presidente de Consep)

 

Policiais que receberam a medalha de Mérito Militar Grau Bronze:

Cláudio Resende Mendonça (1º tenente)
Camila Keila Soares (2º tenente)
Jobert Cristimans Moreira (2º sargento)
Maurício Ferreira Medeiros (cabo)
José Carlos Borges (cabo)
Vander Braz D’Aluz (cabo)
Emília Luisa Santos Alves (cabo)

 

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas