Cultura Expresso Foco

Mais de oito mil alunos municipais participam do Elicer

Evento sobre literatura começa nesta terça-feira (26)

Foto: Divulgação

A segunda edição do Encontro Literário do Cerrado (Elicer) começa hoje (26), com a presença de mais de oito mil alunos de 21 escolas municipais. Durante a abertura, na Universidade Algar (Unialgar), às 8h, a secretária de Educação de Uberlândia, Célia Tavares, participará de uma reunião promovida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MG), com representantes de Uberaba, Ituiutaba e Patrocínio. Até o encerramento do evento, no sábado (30), professores da rede municipal de ensino também desenvolverão atividades, como contação de histórias e exposição de trabalhos.

O objetivo é de aproximar os jovens do ambiente literário, despertando o costume da leitura, além de expor o aluno aos assuntos discutidos no local, despertando o senso crítico e literário. “O Elicer é uma referência em eventos literários e a participação do Município é de grande importância. Tínhamos que garantir apoio institucional e a presença de nossos estudantes para incentivá-los a lerem ainda mais”, disse Célia Tavares.

Em sua última edição, o Elicer atraiu um público de 38.831 visitantes numa estrutura que teve 113 estandes montados com 268 editoras expondo os seus produtos. O evento é uma realização da agência Pool Comunicação, com apoio da Prefeitura de Uberlândia, Governo do Estado de Minas Gerais, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Sesc Minas, Instituto Algar, TV Integração e Editora Melhoramentos.

Elicer destaca a importância da literatura

O Elicer 2017 contará com completa estrutura e programação com presença de renomadas personalidades do meio literário. O tema do evento neste ano é Literatura e Inovação e tem como objetivos a formação e retenção de leitores e o incentivo de contatos entre professores, alunos, autores e instâncias governamentais responsáveis pela implementação de políticas públicas no campo da educação. O Encontro também incentiva o setor da indústria editorial, por se tratar de um projeto que valoriza a característica de feira gerando oportunidades ao empreendedorismo.

Um ambiente favorável a discussão do assunto é oferecido, de forma que o conteúdo social, cultural, diversificado e interagido seja colocado em pauta, com o livro como tema central do debate. Com o acesso totalmente gratuito em todas as atividades, o evento abre espaço para diversos autores nacionais, principalmente escritores uberlandenses. A expectativa é receber 50 mil visitantes durante os cinco dias de evento, vindos de todas as partes do Brasil.

 

Alunos da rede municipal

Entre os dias 26 a 29 de setembro, quatro escolas municipais farão apresentações culturais com dança e teatro.

 

Confira a programação:

– Terça-feira (26) – Escola Orlanda Neves Strack – Apresentação ‘Planeta água’

– Quarta-feira (27) – Escola Professor Ladário Teixeira – Apresentação ‘School dance’

– Quinta-feira (28) – Escola Professor Otávio Batista Coelho Filho – Apresentação ‘Dança do Carimbó’

– Sexta-feira (29) – Escola Amanda Carneiro Teixeira – Apresentação ‘A grande família’

 

Prestigie!

Encontro Literário do Cerrado (Elicer) 2017

Quando: Terça (26) a sábado (30)

Local: Universidade Algar, avenida Floriano Peixoto, 6.495, bairro Alto Umuarama

Para mais informações, clique aqui.

 

Texto: Secom PMU

 

Notícias relacionadas