Cidade Expresso Foco

População de idosos no Brasil deverá triplicar até 2050, diz IBGE

IBGE mostra que até 2050 a população idosa vai triplicar no país

Foto: Divulgação

No livro “Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI” lançado em 2016 o IBGE mostra que, até 2050, a população idosa vai triplicar no país. Passará dos 19,6 milhões (10% da população brasileira), registrados em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%).  Estima-se ainda que em 2030 haja uma inversão no cenário demográfico quando o número absoluto e o porcentual de brasileiros com 60 anos ou mais de idade vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos. Daqui a 13 anos, os idosos chegarão a 41,5 milhões (18% da população) e as crianças serão 39,2 milhões, ou 17,6%, segundo estimativas do IBGE.

Estudos feitos pelas Nações Unidas confirmam que esta é uma tendência mundial, ou seja, em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos no planeta que crianças menores de 15 anos. Estima-se também que até lá, este número alcance 2 bilhões de pessoas, ou seja 22% da população global. Já no Brasil, segundo pesquisa do IBGE, a população idosa totaliza 23,5 milhões de pessoas.

De olho na saúde desta população, a Unimed Uberlândia criou o programa Idoso Bem Cuidado. O objetivo é oferecer ações que estimulem o autocuidado e a interdisciplinaridade, com o intuito de promover o bem-estar e a qualidade de vida do idoso. O programa visa ainda promover a manutenção e, sempre que possível, a recuperação da capacidade funcional e da autonomia.

Prevenção de quedas será tema de palestra em homenagem ao Dia do Idoso

O programa Idoso Bem Cuidado, desenvolvido pelo Espaço Viver Bem e CIAS da Unimed Uberlândia, promoverá dois eventos em comemoração ao Dia do Idoso durante esta semana. Na quarta-feira, dia 27, às 8 horas, acontecerá a palestra “Prevenção de Quedas”, com a fisioterapeuta Maquele Lago Ramos. Já a quinta-feira, dia 28, será dia de música e dança em homenagem aos clientes da melhor idade. Neste dia, a partir das 19 horas, a empresa promoverá a Seresta Unimed Uberlândia com apresentação ao vivo de Renato Mineiro e Banda. Os eventos terão entrada franca e serão especiais para clientes do plano de saúde com mais de 59 anos. As atrações acontecerão na sede da cooperativa, na Av. João Pinheiro, 639. Para participar da Seresta é necessário confirmar presença pelo telefone (34) 3239-6920.

De acordo com a fisioterapeuta Maquele Lago, na palestra serão abordados fatores de risco de quedas e adaptações do ambiente para prevenção. “Trabalharemos também para estimular a atividade física”, explica a fisioterapeuta que é especialista em fisiologia do exercício. Ainda na avaliação de Maquele, a dança também pode ser uma forte aliada na busca pela qualidade de vida. “Dançar pode tanto melhorar a qualidade de vida psicossocial, como melhorar o desempenho físico, o equilíbrio e a propriocepção”, afirma. Propriocepção ou cinestesia é a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo.

Dia do Idoso – No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Notícias relacionadas