Destaque Expresso Segurança

200 câmeras de vigilância serão instaladas nos campi da UFU

Todo o sistema de monitoramento está previsto para ser concluído em janeiro

Foto: Leonardo Leal

Duzentas câmeras de monitoramento serão instaladas nos campi da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). A instalação começa na próxima segunda-feira (02), no campus Santa Mônica. Uma empresa foi contratada no último dia 28 de agosto e o mapeamento dos locais de grande movimentação já foi realizado. O anúncio da implementação do CFTV (circuito fechado de televisão) ocorreu, na manhã desta sexta-feira, pelo prefeito universitário, João Jorge Ribeiro Damasceno.

O campus Santa Mônica receberá 90 câmeras, já o campus Umuarama 45, Educação Física 20, Glória 19, Complexo Esportivo do Glória 4, Pontal 11 e Monte Carmelo 11.

De acordo com Damasceno, está previsto para janeiro a conclusão da instalação de todo o sistema de monitoramento. As câmeras têm capacidade para reconhecimento facial e de placas de veículos. O monitoramento será feito de forma ininterrupta em oito telões.

O custo mensal para a UFU de manutenção do CFTV será de R$ 165 mil mensais. Damasceno explicou que no término do contrato, após cinco anos, os equipamentos passarão para a Ao final do contrato com a empresa terceirizada, em 2022, os equipamentos passarão a pertencer à UFU.

Damasceno destacou que a questão da segurança é um ponto importante para a universidade. Nesse sentido, algumas medidas têm sido tomadas como o recebimento de denúncias por um número de WhatsApp e o policiamento ostensivo que já prendeu nove pessoas por tráfico de drogas dentro do campus Santa Mônica, desde março.

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas