Cidade Expresso Foco

Certificação LEED é tema de palestra gratuita com alunos da UFU e SENAI

Uberlândia Refrescos abre as portas da obra do novo Centro de Distribuição para sociedade

Maquete panorâmica/ Divulgação

No próximo sábado, 30.09, acontecerá a visita técnica dos alunos e alunas do curso de engenharia civil da Universidade Federal de Uberlândia e também dos cursos de técnico em edificações e mestre de obras, do Senai, no terreno onde está sendo construído o novo Centro de Distribuição da Uberlândia Refrescos. O encontro contará com apresentação do conceito de sustentabilidade do qual a obra está sendo levantada e com isso, a certificação LEED.

Julie Sisterolli Ludolf de Mello, instrutora do Senai, afirma que a expectativa da visita é muito grande, visto que, será uma oportunidade única de aprendizagem. “Dentro da sala de aula apresentamos constantemente o conceito de sustentabilidade nas obras e poder apresentar na prática é uma experiência riquíssima, que promove entendimento maior e mais claro sobre os assuntos debatidos com os alunos”, disse a instrutora.

A certificação

Pensar em obras visando preservar o meio ambiente, sustentabilidade e conscientização ambiental, torna-se cada vez mais uma tendência no mercado. Para tanto, foi criada a Certificação LEED, que avalia em parâmetros gerais: uso racional da água; eficiência energética; redução, reutilização e reciclagem de materiais e recursos; qualidade dos ambientes internos da edificação; espaço sustentável; inovação e tecnologia e atendimento a necessidades regionais.

No Brasil, um dado chama a atenção: o país ocupa a 4ª colocação mundial no ranking global de construções sustentáveis com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que está presente em 165 países. No total, são 1.226 projetos registrados, dos quais 404 já certificados.

Em processo avançado, o novo CD já encontra-se em processo de finalização e para constatar todos os procedimentos realizados para obtenção da certificação, a construtora recebe visitas constantes da consultoria de Certificação LEED Petinelli, que atesta todas as etapas da obra.

Segundo Luiz Traba, gerente industrial da Uberlândia Refrescos, a obra é uma grande conquista para a cidade, empresa e as futuras gerações. “Desenvolver estrutura com consciência ambiental é uma preocupação que todas as empresas e sociedade deviam ter como preceito. Da fundação ao acabamento da obra, tudo foi pensado visando otimização de recursos, preservação de áreas verdes e aproveitamento de recursos naturais como água, luz solar, energia. Enfim, essa é uma necessidade que cada vez mais torna-se essencial para manter o negócio e contribuir para o meio ambiente”, disse Traba.

Serviço

Visita técnica

Data: 30.09.2017

Horário: 9h

Local: Estrada Municipal (continuação da Rua Aeronautas, atrás do Anel Viário), Km. 1 – s/nº, Fazenda dos Marimbondos, Uberlândia/MG.

Sobre a Uberlândia Refrescos

A Uberlândia Refrescos, franquia da marca Coca-Cola, com 41 anos de mercado e matriz em Uberlândia possui unidades de negócio em Ituiutaba, Patos de Minas e Uberaba. Sua área de atuação abrange cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. A empresa atende direta e indiretamente mais de 2,5 milhões de consumidores e 24 mil clientes, empregando aproximadamente 1.300 colaboradores e é reconhecida no mercado por sua transparência e ética nos negócios. Com trabalhos focados em cultura, educação, meio ambiente e saúde e segurança ocupacional, desenvolvendo pessoas.

O trabalho é pautado nos valores: paixão, compromisso, respeito, profissionalismo, transparência, segurança e integridade, que propiciam à Uberlândia Refrescos vários reconhecimentos pelas práticas e performance em Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional.

 

Texto: Uberlândia Refresco

Notícias relacionadas