Cidade Destaque Expresso

Parceria entre a Prefeitura e a Net leva Internet e TV para 64 escolas municipais

Convênio formalizado na quinta-feira (28) abrange inicialmente 64 unidades de ensino

Foto: Walter de Paula/PMU

Um acordo entre a prefeitura de Uberlândia e o Instituto Net Claro Embratel, assinado na tarde de quinta-feira (28), implementou na cidade o projeto Educonexão. A iniciativa consiste na doação de dois pontos de acesso à Internet e TV a Cabo a cada uma das 64 escolas da rede municipal de ensino por onde passam os cabos de dados da Net em Uberlândia. Junto ao acesso gratuito, o instituto oferecerá formação para os professores sobre o uso da tecnologia na sala de aula.

O prefeito Odelmo Leão destacou a importância do projeto em seus dois aspectos, o acesso à internet nas escolas municipais e a capacitação dos professores para usar a tecnologia na educação. “Começaremos contemplando algumas unidades, entretanto, temos um desafio de conseguir ampliar esse projeto para todas as escolas da rede”, afirmou.

Foto: Walter de Paula/PMU

Segundo a coordenadora de projetos do Instituto Net Claro Embratel, Patrícia Sanches, o Educonexão é o maior projeto da entidade e tem a cultura, educação e cidadania como pilares. “Nosso objetivo é fomentar o uso da tecnologia dentro da sala de aula e promover essa prática para contribuir, com qualidade, no processo de formação dos estudantes”, explicou.

Inicialmente, 64 professores da rede municipal de ensino vão receber 80 horas de formação. Eles terão aulas virtuais, presenciais e palestras, com aprendizado no uso de blogs, vídeos, jogos digitais, para desenvolver com os alunos. Uberlândia é a segunda cidade de Minas Gerais a receber o Educonexão. No Brasil, 75 municípios são atendidos pelo projeto que existe desde 2011, abrangendo 1,4 mil escolas e 26 mil estudantes.

 

Texto: Redação

Notícias relacionadas